The news is by your side.

Fotógrafo flagra incrível espiral ‘Fibonacci’ feita por baleias jubarte

0

 

O fotógrafo profissional e guia polar, Piet van den Bemd, estava pilotando um drone pelas águas da Antártida quando sua câmera avistou um padrão de bolhas azuis claras criando uma forma na superfície do oceano que se parecia notavelmente com uma espiral de Fibonacci – o famoso padrão matemático que muitas vezes aparece no mundo natural, da vida vegetal à animal.

Só quando a espiral estava completa é que van den Bemd percebeu o que a tinha feito. Do centro do padrão, ergueram-se duas baleias jubarte.

Van den Bemd disse à agência de notícias Storyful que é um momento que ele nunca esquecerá. “A forma espiral de Fibonacci executada perfeitamente a tornou incrível”, disse ele.

Por mais de trinta anos, pesquisadores reconheceram que as baleias jubarte usam bolhas como uma forma de ferramenta. Às vezes, as bolhas são aparentemente usadas para intimidar os rivais, enquanto outras vezes, as baleias sopram enormes “paredes” de bolhas que confinam peixes e krill em espaços cada vez mais apertados.

Esta última estratégia é chamada de alimentação com rede de bolhas, e depende da cooperação cuidadosa entre duas ou mais jubartes.

No Instagram, Van den Bemd descreveu o truque de caça como “a colaboração perfeita da natureza se desenrola sob as ondas”, e é difícil discordar.

Enquanto alguns vêem as formas de Fibonacci na natureza como o resultado de alguma forma mais profunda de eficiência, em casos como este a forma é meramente uma espiral apertada, provavelmente o resultado de um tempo bem praticado. Não que isso a torne menos bonita.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação