The news is by your side.

NASA revela o incrível jato supersônico X-59

0

 

A NASA revelou sua nova aeronave supersônica X-59, projetada para minimizar o estrondo sônico que cria quando cruza a velocidade do som e voará a 1,4 vezes a velocidade do som. Seu voo inaugural está programado para este ano.

O avião é o resultado de um projeto conjunto entre a NASA e a Lockheed Martin e tem um objetivo simples, mas ambicioso. O sonho é revolucionar as viagens aéreas, produzindo uma nova geração de jatos comerciais que possam viajar mais rápido do que a velocidade do som.

Voo supersônico é a capacidade de voar a velocidades superiores à velocidade do som. O valor para a velocidade do som varia de acordo com a densidade do ar, mas ao nível do mar é de 1.224 km/hora. Aeronaves que quebram a barreira do som produzem o famoso estrondo sonoro, mas isso não ocorre no momento em que um objeto cruza a barreira do som.

O estrondo sônico, que é o efeito de ondas de choque comprimidas, é um som contínuo que ocorre toda vez que a aeronave viaja mais rápido do que o som. Para os observadores no solo, você só experimenta o estrondo quando as ondas de pressão passam sobre você. O som pode ser bastante angustiante, então o X-59 espera resolver a perturbação que ele causa.

O design do X-59 parece saído diretamente de um filme de ficção científica. Tem 30 metros de comprimento e 9 metros de largura. Ele tem um nariz fino e afilado que ocupa cerca de um terço do comprimento total e espera-se que ele quebre significativamente as ondas de choque que criam o estrondo sônico.

Por causa do design e do nariz longo, o piloto fica na metade do caminho, dificultando a obtenção de uma visão adequada para frente de uma janela. Para resolver isso, câmeras de alta resolução alimentam um sinal para monitores 4K no cockpit como parte do eXternal Vision System.

Se os voos de teste do X-59 no final deste ano forem um sucesso, então talvez todos possamos esperar tempos de viagem mais rápidos ao redor do mundo nos próximos anos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação