The news is by your side.

100 anos sem Lênin, o homem que desejava o bem, mas criou o mal

No centenário de sua morte, o líder bolchevique continua sendo o elemento "mais cruel" do "Terror Vermelho"

0

La Razón

 

Segundo Nadezhda Krupskaya, sua esposa, Lênin “sentiu o nascimento dessa Revolução em todas as fibras de seu corpo”, segundo o livro que acaba de ser publicado pela The Old Mole, My Life with Lenin. Nele, Krupskaya faz um tour íntimo pela vida de um líder que, quando jovem, ela escreve, gozava de grande popularidade como jurista por defender os trabalhadores; uma trajetória que abrange uma emocionante vida a dois, boa parte no exílio em diferentes países europeus: Finlândia, Inglaterra, Suíça, França, Cracóvia…

Juntamente com Lênin, testemunhou o que se passava nos vários congressos dos revolucionários, e Vladimir Ilitch crescia sua “profunda fé no instinto de classe do proletariado, em suas forças criativas, em sua missão histórica. Essa fé ele não adquiriu em um dia, mas foi o resultado de anos de estudo e reflexão sobre a teoria da luta de classes de Marx, do estudo das condições reais de vida na Rússia, quando, ao combater as concepções dos antigos revolucionários, aprendeu a opor o heroísmo dos militantes individuais ao poder e heroísmo da luta de classes. apontou o autor e figura conhecida do Partido Comunista da URSS.

Mas as boas intenções (pelo menos na cabeça) do ex-presidente do Conselho dos Comissários do Povo da União Soviética logo foram pelo ralo, como pode ser visto em Lênin, Uma Biografia, do jornalista britânico de origem húngara Sebestyen, que em sua pesquisa para o livro trabalhou com tudo o que foi escrito ao longo de um século sobre o personagem e a revolução, com as memórias e lembranças de quem o conheceu e com sua correspondência, compondo uma história tão emocionante quanto a de um romance, com várias virtudes agregadas. Dessa forma, conseguiu construir uma biografia política em que busca os aspectos humanos menos conhecidos, confronta a dura verdade da revolução bolchevique e evita a tentação de exagerar os aspectos negativos, que não são poucos.

Nas palavras do autor, Lênin, ao longo de sua vida de revolucionário, “dedicou-se ao estudo da natureza do poder, como ele é obtido e usado, como ele muda aqueles que o possuem e aqueles que não o possuem. Ele queria poder para si, como os egoístas muitas vezes querem. Mas eu estava convencido de que ia usá-lo para melhorar a vida da maioria. Assim, justificou as mentiras, o engano e o terror que se seguiram”. Em suma, e como disse Angélica Balabanova, a “tragédia de Lênin foi que, citando Goethe, ele desejava o bem, mas criava o mal”.

Para Vyacheslav Molotov, como confessou no final de seus dias, os homens que fizeram a Revolução eram “duros e severos. Mas, sem dúvida, Lênin foi o mais cruel.” E precisamente o neto (Vyacheslav Nikonov) do comissário soviético dos Negócios Estrangeiros deu uma entrevista à EFE em 2020 para falar sobre o passado soviético no 150.º aniversário do nascimento do líder bolchevique: “Lenin não sabia de onde vinha o pão. Sua própria esposa, Krupskaya, disse isso. Ele não estava interessado. Mas, assim que chegou ao poder, percebeu que esse era seu maior problema. Não pensei em categorias da vida humana ou moral. Para ele, essas coisas eram absolutamente secundárias em comparação com a ‘revolução mundial'”, disse.

Lênin desafiou a moral e os códigos que haviam regido a história humana até então e dividiu o mundo em dois campos: comunistas e anticomunistas. Para o neto de Molotov, ele “idealizou um modelo alternativo de desenvolvimento social e tentou colocá-lo em prática. Era um marxismo idealizado”. No entanto, a utopia se deparou com uma realidade sombria: o povo estava passando fome e, depois de tirar o país da guerra mundial, mergulhou a Rússia em uma guerra civil. “Lênin era um radical, mas também era um pragmático. Na questão da sobrevivência, renunciou ao modelo utópico e lançou a NEP (Nova Política Econômica). Sua filosofia era uma abstração e não respondia às necessidades terrenas”.

Um fracasso que o líder britânico Winston Churchill condensou em uma frase: “Lênin desdenhou de Deus, do czar, do país, da moral, dos tratados estatais, da lei, dos aluguéis e dos empréstimos (…) e, no final, desprezou até a si mesmo”.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação