The news is by your side.

Vários países suspendem financiamento de agência da ONU por ligação com o Hamas

0

EFE

 

Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália, Itália, Finlândia, Países Baixos e Alemanha anunciaram nesta sexta-feira (26) e neste sábado (27) a suspensão do financiamento da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA) devido a alegações de que vários de seus funcionários teriam participado de ataques do Hamas contra Israel, no dia 7 de outubro do ano passado.

“Os EUA estão extremamente preocupados com as alegações de que 12 funcionários da UNRWA podem ter se envolvido no ataque terrorista do Hamas a Israel”, disse em comunicado o Departamento de Estado americano.

A UNRWA anunciou na sexta sua decisão de rescindir os contratos de vários funcionários que supostamente teriam participado dos ataques e de iniciar uma investigação para apurar os fatos. Israel tem acusado repetidamente a UNRWA de cumplicidade com o Hamas na Faixa de Gaza e afirmou que vários de seus funcionários são, na verdade, militantes do grupo, algo que a ONU sempre negou.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, por sua vez, também ordenou uma investigação para esclarecer o possível envolvimento de membros da agência nos ataques. Segundo um comunicado de seu porta-voz, Guterres foi informado pelo comissário-geral da agência, Philippe Lazzarini, sobre “acusações extremamente graves” que implicaram diversos membros da UNRWA nesses ataques.

Depois disso, Guterres teria pedido a Lazzarini uma rápida investigação e que a concluísse com a demissão “e um potencial processo criminal” contra qualquer membro do órgão que comprovadamente tenha participado dos ataques.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação