The news is by your side.

Emanuel decreta calamidade na Saúde de Cuiabá

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

Da Redação

 

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), decretou estado de calamidade pública por 90 dias na saúde da Capital, que passa a valer a partir desta quinta-feira (8). O gestor também anunciou uma auditoria para apurar o aumento de mortes no Hospital São Benedito durante o período de intervenção do Governo do Estado.

“Fica decretado o estado de calamidade pública no âmbito da gestão administrativa, assistencial e financeira na área da saúde pública no município de Cuiabá com o objetivo principal de reestabelecer a normalidade na prestação do serviço público da saúde, bem como obter auxilio imediato, especial e extraordinário junto do governo do estado de Mato Grosso e do Governo Federal”, disse Emanuel durante a leitura do decreto.

O prefeito alega que houve aumento dos gastos públicos durante a pandemia de covid-19, em decorrência de Cuiabá receber pacientes do interior, e por não ter havido contrapartida do Governo do Estado e do Governo Federal. Com a medida, Emanuel espera receber mais recursos desses entes federativos e poderá inclusive fazer compras de medicamentos e materiais com dispensa de licitação.

Relatórios situacionais da Saúde do Município apontam que o número de mortes no Hospital São Benedito saltou de 105 para 202 na comparação entre 2022 e 2023. Segundo a prefeitura, uma comissão está elaborando um relatório da auditoria, que deve ser apresentado em 30 dias.

“Uma comissão liderada pelo secretário de Saúde, Deiver Teixeira, deverá entregar o relatório completo da auditoria em até 30 dias. O documento deve ser encaminhado ao prefeito Emanuel Pinheiro, ao Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), à Câmara de Cuiabá, ao Ministério Público Federal (MPF), à Polícia Civil e a outros órgãos de controle”, informou a prefeitura.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação