The news is by your side.

Túmulo de um rei maia com máscara de jade é descoberto na Guatemala

0

 

Arqueólogos na Guatemala descobriram uma extraordinária tumba maia do período clássico (350 d.C.), provavelmente pertencente a um rei até então desconhecido. Descoberto no sítio arqueológico de Chochkitam, na floresta tropical de Peten, o túmulo rendeu um tesouro de oferendas funerárias, incluindo uma requintada máscara de mosaico de jade.

Usando a tecnologia de sensoriamento remoto (lidar), pesquisadores liderados pelo Dr. Francisco Estrada-Belli localizaram o túmulo. No interior, eles descobriram a impressionante máscara de jade, adornada em um design de mosaico. Acredita-se que a máscara represente o deus da tempestade maia. Além disso, o túmulo continha mais de 16 conchas de moluscos raros e vários fêmures humanos gravados com hieróglifos.

Uma coleção de objetos encontrados em Chochkitam. Foto: cortesia Francisco Estrada-Belli. Crédito de imagem: Francisco Estrada-Belli via ArtNet

 

A máscara de jade se assemelha a outras encontradas em antigos locais maias, especificamente aqueles usados para enterros reais. Sua presença sugere que o rei falecido detinha poder e influência significativos.

Durante o reinado do rei, Chochkitam era uma cidade de médio porte com modestos edifícios públicos. Entre 10.000 e 15.000 pessoas habitavam a cidade, com outras 10.000 residindo nas áreas circundantes.

Há uma dica na postura que é muito semelhante a uma cena na escultura de pedra em Tikal, que se diz ser o filho de um rei instalado por Teotihuacan. Crédito de imagem: Francisco Estrada-Belli via ArtNet

Os pesquisadores planejam realizar análises de DNA nos restos mortais encontrados na tumba para esclarecer a identidade do rei. Escavações contínuas estão em andamento, com a expectativa de descobrir ainda mais tesouros escondidos desta enigmática cidade maia.

 

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação