Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

Brasil é apenas o 124º em ranking de liberdade econômica

0

 

Divulgado pela Heritage Foundation, o Índice de Liberdade Econômica 2024 aponta que o Brasil é 124º país numa lista de 176 nações, considerado um país “majoritariamente não livre”. O ranking leva em consideração quatro áreas que afetam a liberdade econômica: Estado de Direito, tamanho do Estado, eficiência regulatória e abertura do mercado. O Brasil governado por Lula (PT) perde para Bangladesh, Guiana, Angola, Gabão, Tanzânia, Quênia e até para Guiné.

“Os índices de corrupção e direitos de propriedade do Brasil são relativamente baixos, e seu sistema judicial permanece vulnerável à influência política. A presença do Estado na economia continua considerável, prejudicando o desenvolvimento de um setor privado mais dinâmico. Apesar de alguns avanços, estabelecer novos investimentos e empreendimentos ainda é um processo burocrático e complicado. Iniciar ou encerrar um negócio é custoso e demorado. Regulações trabalhistas restritivas continuam minando o emprego e o crescimento da produtividade”, diz o documento.

A ligação entre liberdade econômica e padrões de vida é confirmada pela análise de 176 países da Heritage Foundation. Em países considerados “reprimidos” ou “majoritariamente não livres”, mais de 15% da população vive na pobreza, enquanto, em países economicamente livres, esse número é inferior a 2%. O PIB per capita em países economicamente livres chega a 103.869 dólares americanos, enquanto, nos países “majoritariamente livres”, é de 61.052 dólares americanos. No entanto, ele é inferior a 11.000 dólares americanos nos países considerados “majoritariamente não livres” e “reprimidos”. Este ano, os países com menos liberdade econômica são novamente a Coreia do Norte, Cuba e Venezuela, governados por ditadores de esquerda.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação