The news is by your side.

IBGE faz novo mapa com Brasil no centro do mundo

0

 

Atropelando a convenção internacional que estabelece o Meridiano de Greenwich como o divisor das duas metades longitudinais do planisfério, estabelecida em 1884, o IBGE de Lula (PT) lançou um mapa-múndi em que o Brasil aparece no centro do mundo. O documento faz parte da 9ª edição do Atlas Geográfico Escolar – publicação do instituto com informações sobre geografia, estatística e cartográfica voltada para o público escolar – e foi lançado em evento na Casa de Cultura Laura Alvim, sede da Casa G20, no Rio de Janeiro, na terça-feira (9).

“Como um símbolo da imagem de um país, cabe ao IBGE apresentar às autoridades que representam o Brasil esse novo mapa, essa nova publicação. Inclusive, pois é um dever do IBGE destacar a importância desta publicação na formação do povo brasileiro. E como o Brasil é visto no mundo”, escreveu o presidente do IBGE, Marcio Pochmann, no X.

Integrante da ala radical do PT, Pochmann foi presidente da Fundação Perseu Abramo e do Instituto Lula antes de ser nomeado como presidente do IBGE. O temor que havia de que ele conduzisse o IBGE com o mesmo viés ideológico e político que conduziu o Instituto de Pesquisas Especiais Aplicadas (Ipea), entre 2007 e 2012, agora, se confirmou.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação