Cientistas revelam de onde vem a maioria das infecções hospitalares

Por Dustin Long e Chloe Bryson-Cahn, The Conversation

Profissionais de saúde e pacientes tradicionalmente pensam que as infecções que os pacientes têm enquanto estão no hospital são causadas por superbactérias às quais são expostos enquanto estão em uma instalação médica.

Os dados genéticos das bactérias que causam essas infecções – pense na E. coli – contam outra história: a maioria das infecções associadas aos cuidados de saúde é causada por bactérias anteriormente inofensivas que os pacientes já tinham em seus corpos antes mesmo de entrarem no hospital.

Pesquisas comparando bactérias no microbioma – aquelas que colonizam nossos narizes, pele e outras áreas do corpo – com as bactérias que causam pneumonia, diarreia, infecções da corrente sanguínea e infecções do sítio cirúrgico mostram que as bactérias que vivem inofensivamente em nossos próprios corpos quando estamos saudáveis são mais frequentemente responsáveis por essas infecções ruins quando estamos doentes.

Nossa pesquisa recém-publicada na Science Translational Medicine se soma ao crescente número de estudos que apoiam essa ideia. Mostramos que muitas infecções do sítio cirúrgico após cirurgia de coluna são causadas por micróbios que já estão na pele do paciente.

As infecções cirúrgicas são um problema persistente

Dentre os diferentes tipos de infecções associadas à assistência à saúde, as infecções de sítio cirúrgico destacam-se como particularmente problemáticas. Um estudo de 2013 descobriu que as infecções do sítio cirúrgico são as que mais contribuem para os custos anuais das infecções hospitalares, totalizando mais de 33% dos US$ 9,8 bilhões gastos anualmente.

As infecções do sítio cirúrgico também são uma importante causa de readmissão hospitalar e morte após a cirurgia.

Em nosso trabalho como clínicos no Harborview Medical Center da Universidade de Washington – sim, aquele em Seattle no qual “Grey’s Anatomy” supostamente se baseou – vimos como os hospitais fazem esforços extraordinários para prevenir essas infecções. Estes incluem esterilizar todos os equipamentos cirúrgicos, usar luz ultravioleta para limpar a sala de cirurgia, seguir protocolos rígidos de vestuário cirúrgico e monitorar o fluxo de ar dentro da sala de cirurgia.

Ainda assim, as infecções do sítio cirúrgico ocorrem após cerca de 1 em cada 30 procedimentos, tipicamente sem explicação. Embora as taxas de muitas outras complicações médicas tenham mostrado melhora constante ao longo do tempo, dados da Agência de Pesquisa e Qualidade em Saúde e dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças mostram que o problema da infecção do sítio cirúrgico não está melhorando.

Na verdade, como a administração de antibióticos durante a cirurgia é uma pedra angular da prevenção de infecções, prevê-se que o aumento global da resistência aos antibióticos aumente as taxas de infeção após a cirurgia.

Como uma equipe de médicos-cientistas com experiência, incluindo cuidados intensivos, doenças infecciosas, medicina laboratorial, microbiologia, farmácia, ortopedia e neurocirurgia, queríamos entender melhor como e por que as infecções cirúrgicas estavam ocorrendo em nossos pacientes, apesar de seguir os protocolos recomendados para evitá-las.

Estudos prévios sobre infecção do sítio cirúrgico foram limitados a uma única espécie de bactéria e utilizaram métodos de análise genética mais antigos. Mas as novas tecnologias abriram as portas para estudar todos os tipos de bactérias e testar seus genes de resistência a antibióticos simultaneamente.

Nós nos concentramos em infecções em cirurgia de coluna por algumas razões. Primeiro, um número semelhante de mulheres e homens se submete à cirurgia de coluna por várias razões ao longo de sua vida, o que significa que nossos resultados seriam aplicáveis a um grupo maior de pessoas.

Em segundo lugar, mais recursos de saúde são gastos em cirurgia de coluna do que qualquer outro tipo de procedimento cirúrgico nos EUA Terceiro, a infecção após a cirurgia de coluna pode ser particularmente devastadora para os pacientes, porque muitas vezes requer cirurgias repetidas e longos cursos de antibióticos para uma chance de cura.

Durante um período de um ano, amostramos as bactérias que vivem no nariz, pele e fezes de mais de 200 pacientes antes da cirurgia. Em seguida, acompanhamos esse grupo por 90 dias para comparar essas amostras com quaisquer infecções que ocorreram posteriormente.

Nossos resultados revelaram que, embora as espécies de bactérias que vivem na pele posterior dos pacientes variem notavelmente entre as pessoas, existem alguns padrões claros. As bactérias que colonizam a parte superior das costas ao redor do pescoço e ombros são mais semelhantes às do nariz; Aqueles normalmente presentes na parte inferior das costas são mais semelhantes aos do intestino e fezes. A frequência relativa de sua presença nessas regiões da pele reflete de perto a frequência com que aparecem em infecções após a cirurgia nessas mesmas regiões específicas da coluna vertebral.

Na verdade, 86% das bactérias que causam infecções após a cirurgia de coluna foram geneticamente combinadas com bactérias que um paciente carregou antes da cirurgia. Esse número é notavelmente próximo às estimativas de estudos anteriores usando técnicas genéticas mais antigas focadas em Staphylococcus aureus.

Quase 60% das infecções também foram resistentes ao antibiótico preventivo administrado durante a cirurgia, o antisséptico usado para limpar a pele antes da incisão ou ambos.

Acontece que a fonte dessa resistência aos antibióticos também não foi adquirida no hospital, mas a partir de micróbios com os quais o paciente já convivia sem saber. Eles provavelmente adquiriram esses micróbios resistentes a antibióticos por meio de exposição prévia a antibióticos, produtos de consumo ou contato comunitário de rotina.

Prevenção de infecções cirúrgicas

Pelo valor de face, nossos resultados podem parecer intuitivos – as infecções da ferida cirúrgica vêm de bactérias que ficam ao redor dessa parte do corpo. Mas essa percepção tem algumas implicações potencialmente poderosas para a prevenção e o cuidado.

Se a fonte mais provável de infecção cirúrgica – o microbioma do paciente – for conhecida com antecedência, isso apresenta às equipes médicas uma oportunidade de se proteger contra ela antes de um procedimento agendado. Os protocolos atuais de prevenção de infecções, como antibióticos ou antissépticos tópicos, seguem um modelo único – por exemplo, o antibiótico cefazolina é usado para qualquer paciente submetido à maioria dos procedimentos – mas a personalização pode torná-los mais eficazes.

Se você estivesse fazendo uma grande cirurgia hoje, ninguém saberia se o local onde sua incisão será feita estava colonizado com bactérias resistentes ao esquema antibiótico padrão para esse procedimento. No futuro, os médicos poderão usar informações sobre seu microbioma para selecionar antimicrobianos mais direcionados. Mas mais pesquisas são necessárias sobre como interpretar essas informações e entender se tal abordagem acabaria levando a melhores resultados.

Atualmente, as diretrizes de prática, o desenvolvimento de produtos comerciais, os protocolos hospitalares e a acreditação relacionados à prevenção de infecções estão frequentemente focados na esterilidade do ambiente físico. O fato de que a maioria das infecções não começa com fontes no hospital é provavelmente uma prova da eficácia desses protocolos.

Mas acreditamos que a mudança para abordagens mais individualizadas e centradas no paciente para a prevenção de infecções tem o potencial de beneficiar hospitais e pacientes.