The news is by your side.

Após agredir jovem, deputado de esquerda fala em ‘aniquilamento de liberais’

0

Da Redação

 

Em discurso na Comissão de Administração e Serviço Público, da Câmara dos Deputados, durante uma mobilização de servidores de universidades e Institutos Federais (IFs) pelo reajuste salarial, nessa terça-feira (16), o deputado de extrema-esquerda Glauber Braga (Psol-RJ) falou em “aniquilamento de liberais e fascistas de plantão”.

“Dentro deste auditório tem uma força robusta de quem se posicionou, de quem não custeou o alambrado no enfrentamento ao fascismo de plantão. Sem a ilusão de que a derrota do fascismo se dá exclusivamente pela via eleitoral, mas sem desprezar a necessidade de derrotar também eleitoralmente o fascista que estava na presidência da República [em referência ao ex-presidente Jair Bolsonaro]. Mas, a continuidade da mobilização é que faz a diferença para que o fascismo seja definitivamente enterrado. E aí, meus camaradas, minhas companheiras, defender o pensamento crítico, defender a educação pública brasileira, defender a saúde pública brasileira não é uma opção lateral, é uma necessidade histórica, porque é uma necessidade do povo por aquilo que é representado na luta de cada um de vocês. Também porque é fundamental que essa luta seja traduzida no aniquilamento daqueles que querem destruir os Institutos Federais e as universidades públicas: os liberais e fascistas de plantão”, afirmou Braga.

Antes do encontro com os servidores da Educação, o esquerdista protagonizou cenas de violência contra o membro do Movimento Brasil Livre (MBL), Gabriel Costenaro, que estava na Câmara para participar de outra audiência sobre a regulação dos motoristas de aplicativo. Braga proferiu acusações contra ele e, aos chutes, o expulsou para fora do prédio.

Em seguida, ao ser confrontado pelo deputado Kim Kataguiri (União-SP), Braga acusou o colega de “defender nazismo” e os dois precisaram ser contidos por aliados e seguranças. Momentos depois, Kataguiri protocolou no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados um pedido de cassação contra o parlamentar.

A declaração do deputado do Psol foi alvo de críticas do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). “Após perder o equilíbrio, atacar um visitante da câmara e acusar injustamente um deputado de “defensor de nazista”, ele diz em aniquilamento de opositor político. Mas óbvio que um comunista que seus ídolos mataram milhões não quis dizer aniquilamento de morte… é aniquilamento do amor”, escreveu Nikolas no X.

 

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação