The news is by your side.

Cientistas descobrem buraco azul mais profundo do mundo

0

 

O Buraco Azul de Taam Ja’, localizado na Baía de Chetumal, na costa sudeste da Península de Yucatán, no México, é o mais profundo sumidouro subaquático conhecido no mundo, descobriram os cientistas – e ainda nem sequer chegaram ao fundo.

Novas medições indicam que o Buraco Azul de Taam Ja’ se estende a pelo menos 420 metros abaixo do nível do mar. Isso é 146 metros mais profundo do que os cientistas inicialmente documentaram quando descobriram o buraco azul em 2021, e 119 metros mais profundo do que o detentor do recorde anterior – o Sansha Yongle Blue Hole, no Mar da China Meridional, de 301metros de profundidade,

“No dia 6 de dezembro de 2023, foi realizada uma expedição de mergulho para identificar as condições ambientais existentes no TJBH”, escreveram os pesquisadores em estudo publicado nesta segunda-feira (29), na revista Frontiers in Marine Science.

Durante a expedição, os investigadores efetuaram medições com um perfilador de condutividade, temperatura e profundidade (CTD) – um dispositivo com um conjunto de sondas que lê e transmite as propriedades da água à superfície em tempo real através de um cabo. Os dados revelaram que o buraco azul de Taam Ja’ é “o buraco azul mais profundo do mundo conhecido, com o fundo ainda não atingido”.

O perfilador também destacou diferentes camadas de água no interior do buraco azul, incluindo uma camada abaixo dos 400 metros, onde as condições de temperatura e salinidade se assemelhavam às do Mar das Caraíbas e das lagoas costeiras de recife próximas. Isso sugere que o TJBH pode estar conectado ao oceano por meio de uma rede oculta de túneis e cavernas, de acordo com o estudo.

Os buracos azuis são cavernas verticais cheias de água, ou sumidouros, encontrados em regiões costeiras onde o leito rochoso é feito de material solúvel, como calcário, mármore ou gesso. Formam-se quando a água à superfície se infiltra na rocha, dissolvendo os minerais e alargando as fissuras, o que acaba por provocar o colapso da rocha. Exemplos famosos incluem o Dean’s Blue Hole, nas Bahamas, o Dahab Blue Hole, no Egito, e o Great Blue Hole, em Belize.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação