The news is by your side.

Coronel Fernanda lidera investigação sobre crise humanitária no território yanomami

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

Da Redação

 

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), indicou a deputada Coronel Fernanda (PL-MT) para liderar uma comissão externa que investigará a crise humanitária enfrentada pelos indígenas yanomamis no Norte do país.

A iniciativa, proposta pela própria deputada mato-grossense, tem como objetivo principal acompanhar de perto as medidas adotadas pelo governo federal em relação à crise vivenciada pelos indígenas, especialmente no que diz respeito à saúde, segurança e proteção de seu território contra invasões ilegais, garimpo e o tráfico de drogas.

“É hora de agir com urgência para proteger os yanomamis e garantir que suas vozes sejam ouvidas no combate à crise humanitária que enfrentam,” afirmou a deputada.

A comissão será composta por Abilio Brunini (PL-MT), Capitão Alberto Neto (PL-AM), Coronel Assis (União-MT), Coronel Chrisóstomo (PL-RO), Cristiane Lopes (União-RO), Dr. Fernando Máximo (União-RO), Gabriel Mota (Republicanos-RR), Gisela Simona (União-MT), José Medeiros (PL-MT), Lucio Mosquini (MDB-RO), Nicoletti (União-RR), Pastor Diniz (União-RR), Silvia Cristina (PL-RO) e Silvia Waiãpi (PL-AP).

“A situação dos indígenas é um reflexo da negligência do poder público e exige uma resposta imediata do poder legislativo para garantir a segurança e bem-estar de todos no território yanomamis. A Comissão Externa não se limita apenas à fiscalização das ações do poder executivo; seu papel também incluirá a identificação dos problemas e necessidades, visando contribuir para a elaboração de soluções legislativas que assegurem a segurança dos indígenas yanomamis”, destacou Coronel Fernanda.

A deputada ressaltou ainda que a grave situação enfrentada pelos yanomamis, evidenciada pelo aumento significativo de mortes, principalmente entre crianças e bebês, mostra a inércia do governo federal em relação à necessidade de ações efetivas para garantir a segurança e proteção dos indígenas, incluindo a presença das Forças Armadas e da Polícia Federal na região, investimentos em ações estruturantes e ações judiciais para expulsar garimpeiros do território yanomami.

A parlamentar também criticou “a ineficiência do poder público na entrega de assistência básica, como cestas básicas, e a falta de estrutura além do necessário da Funai para lidar com a situação”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação