A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) prendeu cinco indivíduos, de idades entre 22 e 42 anos, por atuar em um esquema de envio de drogas nos voos da FAB de São Gabriel da Cachoeira para Manaus, além de lavagem de dinheiro. Entre os presos, estão três militares da Força Aérea e um homem responsável por financiar as drogas. Os militares eram os responsáveis por facilitar o envio das drogas nos voos da FAB, além de também levar os entorpecentes para Manaus.
A empreitada criminosa foi descoberta no dia 2 de junho de 2024, por meio de voos militares que saíram do aeroporto militar do município. A maioria das pessoas cooptadas pelo grupo criminoso eram mulheres, e algumas delas estavam grávidas. Essas pessoas eram inscritas nos voos da FAB para levar as drogas. A operação ocorreu na segunda-feira (3), com o cumprimento de cinco mandados de prisão preventiva e sete de busca e apreensão.
A FAB disse em nota que tomou conhecimento de ocorrência envolvendo militares de seu efetivo no Amazonas, acompanha o caso e colabora com as investigações policiais em curso. “O Comando da Aeronáutica reitera que não compactua com condutas que não estão de acordo com os valores, a dedicação e o trabalho efetivo em prol do cumprimento de sua missão constitucional”, disse.