The news is by your side.

Anvisa interdita pasta da Colgate após reações adversas

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

Da Redação

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a interdição cautelar de todas as pastas de dente do modelo Colgate Clean Mint, após o registro de eventos adversos. A medida, que vale por 90 dias, foi publicada na quarta-feira (26), no Diário Oficial da União.

Em nota, a Anvisa ressaltou que a medida visa proteger a saúde dos consumidores enquanto as investigações continuam. O prazo de 90 dias para a interdição segue a legislação vigente, mas não impede a análise e contestação por parte da fabricante.

De acordo com a Anvisa, entre 1º de janeiro e 19 de março de 2025, foram registradas oito notificações envolvendo 13 casos de eventos adversos relacionados ao uso de cremes dentais da marca. Os principais sintomas relatados são: inchaço (amígdalas, lábios e mucosa oral), sensação de ardência, dormência nos lábios e na boca, boca seca, gengiva irritada e vermelhidão.

Em nota, a Colgate afirma que o fluoreto de estanho é seguro, eficaz e amplamente usado em cremes dentais ao redor do mundo. A empresa diz também que “a nova fórmula é o resultado de mais de uma década de pesquisa e desenvolvimento e testes extensivos com consumidores, inclusive no Brasil” e que os produtos e ingredientes “passam por testes rigorosos e são aprovados por agências regulatórias em todo o mundo”.

A empresa reconhece, porém, que “uma pequena minoria das pessoas pode apresentar sensibilidade a determinados ingredientes – como fluoreto de estanho, corantes ou sabores”. Nessas situações, ela recomenda que os consumidores parem de usar o produto. Com a interrupção, “qualquer reação relacionada a ele cessará”, diz a Colgate.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação