The news is by your side.

Projeto que proíbe uso de linguagem neutra nas escolas de MT é aprovado na CCJ

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

Da Redação

 

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Mato Grosso aprovou em reunião realizada nesta terça-feira (15), o projeto de lei de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL) que proíbe o uso da linguagem neutra nas instituições de ensino do estado.

De acordo com o texto, a chamada linguagem neutra ficará proibida de ser utilizada em materiais didáticos, pedagógicos e durante as aulas lecionadas nas escolas públicas e privadas de Mato Grosso.

Cattani argumenta que a medida visa preservar a norma culta da língua portuguesa e evitar a ideologização no ambiente escolar. “Nossa língua é clara e possui regras bem definidas. Alterá-las no ambiente escolar por motivos ideológicos prejudica o aprendizado e a formação dos alunos”, defendeu o parlamentar.

O projeto protocolado por Cattani ainda na legislatura passada, está tramitando na casa de leis desde 2021 e chegou a ser aprovado em primeiro turno após passar por uma longa discussão na Comissão de Educação, com diversos pedidos de vista e com votos contrários de relatores como Wilson Santos (PSD) e Valdir Barranco (PT).

Na CCJ, o relator Diego Guimarães (Republicanos) também se manifestou contrário à constitucionalidade da proposta, assim como o presidente Eduardo Botelho (União). O projeto, no entanto, recebeu votos favoráveis dos deputados Sebastião Rezende (União), Thiago Silva (MDB) e Fábio Tardin (PSB).

Com a maioria dos votos o projeto segue com parecer favorável para o plenário e precisará apenas da maioria dos votos em segunda votação para ser encaminhado à sanção do Governo do Estado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação