The news is by your side.

STF tem maioria para condenar cabeleireira a 14 anos de prisão

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

 

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para condenar a cabeleireira Débora Rodrigues dos Santos a uma pena de 14 anos de prisão. Ela ficou conhecida por ter pichado com batom a frase “perdeu, mané” na estátua A Justiça, que fica em frente à sede da Corte, em Brasília, nos atos de 8 de janeiro de 2023.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) conseguiu enxergar cinco crimes no ato da cabeleireira: golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, associação criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

A mesma miragem da PGR chegou aos olhos dos ministros Alexandre de Moraes, relator do processo, e Flávio Dino. Em março, eles já haviam votado para condenar Débora a 14 anos de prisão. O ministro Luiz Fux, porém, pediu vista e disse que a pena era “exacerbada”. No voto apresentado nesta sexta-feira (25), ele votou para condenar a cabeleireira em um ano e meio de reclusão e disse que a mulher só permaneceu na parte externa da Praça dos Três Poderes, não tendo adentrado em nenhum dos prédios públicos então depredados.

Cármen Lúcia seguiu os votos dos companheiros Moraes e Dino e condenou Débora a 14 anos de prisão. Já Cristiano Zanin propôs em seu voto pena de 11 anos. Como a Turma tem cinco ministros e três votaram pela pena de 14 anos, a maioria está no voto de Moraes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação