REESTRUTURAÇÃO
Abílio anuncia reforma completa na Saúde de Cuiabá: adjuntos e diretores serão substituídos
Kamila Araújo

Após anunciar a saída da médica Lucia Helena da Secretaria de Saúde de Cuiabá, o prefeito Abílio Brunini afirmou que a pasta passará por uma ampla reestruturação, com a substituição, não só da secretária, como de adjuntos e demais nomes que ocupam cargos de liderança. A reformulação deve começar a partir de 1º de setembro, com a chegada da nova secretária Daniela Carmona, ex-interventora estadual da Saúde na capital.
“Não é só a doutora Lúcia que a gente vai mexer. A gente vai mexer na secretaria inteira. Vamos fazer mudanças profundas em toda a estrutura”, afirmou o prefeito durante entrevista nesta terça-feira (29).
Segundo o gestor municipal, as mudanças não têm relação com pressões políticas, mas com a necessidade de dar novos rumos à gestão da saúde pública em Cuiabá.
“Se fosse por conta dos vereadores, eu não trocaria a doutora Lúcia de modo algum. A decisão é minha e dela. Entendemos juntos que era hora de fazer ajustes e avançar em outras áreas”, explicou ao ser questionado de a troca no comando da pasta se deu devido a pressão dos vereadores.
Apesar de deixar a Secretaria, Lúcia Helena deve continuar colaborando com a prefeitura em projetos estratégicos nas áreas de saúde escolar, inclusão e atenção ao autismo. O prefeito disse que fez o convite para que ela assuma outra função dentro da gestão.
Daniela Carmona, que deve assumir oficialmente a pasta em setembro, foi interventora estadual da Saúde durante a gestão do ex-governador Mauro Mendes e atuou na reorganização administrativa da rede municipal.
O prefeito também não descartou futuras mudanças em outras secretarias. “Faz parte da gestão. Quando for necessário, vamos fazer os ajustes”, finalizou.