Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

BRIGA PELO SENADO

Mendes lidera com folga intenção de voto para Senado em Mato Grosso, aponta pesquisa

Kamila Araújo

0

O governador Mauro Mendes (União) aparece como favorito na disputa por uma das duas vagas ao Senado Federal em Mato Grosso no pleito do próximo ano.

Isso é o que revela a pesquisa realizada pelo Instituto Informa e divulgada nesta terça-feira (19) pelo site RDNews.

A deputada estadual Janaína Riva (MDB) ocupa a segunda posição.

Na modalidade estimulada, em que os entrevistados recebem os nomes dos candidatos, Mendes lidera com 48,2% da intenção de voto para o primeiro mandato, seguido por Janaína, com 10,8%.

O deputado federal José Medeiros (PL) aparece em terceiro, com 7,6%, seguido do senador Carlos Fávaro (PSD), com 4,8%. Entre os demais candidatos, Rosa Neide (PT) marca 4%, Jayme Campos (União) 3,7%, e Antônio Galvan (Novo) 1,5%. Brancos e nulos somam 5,7%, enquanto 2,6% afirmaram que não votarão e 11% ainda não sabem em quem votar.

O levantamento também avaliou a segunda opção de voto, considerando que em 2026 cada eleitor poderá escolher dois senadores. Nesse cenário, Janaína Riva lidera com 14,9%, seguida de Mendes, com 13,8%, em empate técnico. Medeiros aparece com 10,5%, Fávaro 9%, Jayme Campos 7,3%, Rosa Neide 2,7% e Galvan 2,6%. Brancos e nulos somam 11,5%, 4,5% não irão votar e 23,2% não souberam opinar.

Além das intenções de voto, a pesquisa mediu a rejeição dos candidatos. Jayme Campos lidera, com 29% dos entrevistados afirmando que não votariam nele, seguido por Rosa Neide (24,2%) e Janaína Riva (22,9%). Fávaro possui 20,2% de rejeição, enquanto Mauro Mendes é um dos menos rejeitados, com 13,8%, seguido de José Medeiros (13,2%) e Antônio Galvan (10,5%). Outros 7,5% declararam que votariam em todos.

O levantamento foi realizado entre os dias 17 de julho e 1º de agosto de 2025, com 2 mil entrevistados em 103 municípios de Mato Grosso. A margem de erro é de 2,1 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

O cenário indica que Mauro Mendes parte como favorito para garantir uma vaga, enquanto a disputa pela segunda posição segue indefinida, com Janaína Riva mantendo vantagem, mas ainda sujeita às oscilações do eleitorado e à entrada de outros concorrentes na corrida.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação