CRUELDADE COM OS BICHINHOS
Presos por canil clandestino em Cuiabá já tinham histórico de maus-tratos a animais
Cinco pessoas da mesma família foram presas em flagrante nesta terça-feira (16), em Cuiabá, durante uma operação da Polícia Civil, com apoio da Secretaria de Bem-Estar Animal, que resultou no resgate de cerca de 70 animais em situação de maus-tratos. Um dos detidos, um homem de 38 anos, já havia sido preso em 2024 por crime idêntico — o que chamou ainda mais a atenção das autoridades e agrava a reincidência.
O flagrante ocorreu em uma residência no bairro Centro Sul, após denúncias de que o local funcionava como um canil clandestino. Ao chegarem, os agentes da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) encontraram dezenas de cães, hamsters, gerbils, twisters e galinhas, todos mantidos em condições extremamente precárias, sem higiene, ventilação adequada ou alimentação suficiente. Em alguns casos, os animais estavam tão debilitados que havia registros de canibalismo entre eles.
Além do homem reincidente, foram presos a mãe dele, de 58 anos, outros dois irmãos (24 e 24 anos) e o genro, de 29 anos. A mãe afirmou inicialmente que apenas 10 dos animais eram de sua responsabilidade e que o restante pertencia ao filho com histórico criminal.
“É inadmissível que alguém reincida em um crime de tamanha crueldade. Isso mostra descaso não apenas com a lei, mas com a vida desses animais”, afirmou um dos investigadores da Dema.
Durante a ação, a Politec esteve no local para realizar a perícia, confirmando a condição degradante do ambiente. Dos 70 cães, 59 foram resgatados ainda na terça-feira, sendo seis em estado grave, necessitando de atendimento veterinário de urgência. Os demais devem ser retirados nesta quarta-feira (17).
Todos os envolvidos foram autuados por maus-tratos a animais (crime qualificado, conforme previsto na Lei de Crimes Ambientais) e também por manter atividade potencialmente poluidora sem licença ambiental.