PREJUÍZOS ACUMULADOS
Temporal destelha escola e atinge cerca de 100 casas em Várzea Grande
Da Redação
O temporal que caiu sobre Várzea Grande na tarde de quinta-feira (25) destelhou uma escola e causou prejuízos em cerca de 100 residências. Apesar dos danos materiais, ninguém ficou ferido.
Segundo a Defesa Civil do município, os bairros mais atingidos foram Residencial Júlio Domingos de Campos, Nova Esperança, Jardim Glória, Santa Isabel, Mapim, Jardim dos Estados e Celestino Henrique. Equipes da Prefeitura estão nessas localidades para desobstruir as ruas e levantar as necessidades das famílias.
Entre as estruturas mais danificadas está a Escola Estadual Honório Rodrigues Amorim, localizada na Cohab Celestino Henrique. A unidade teve parte do telhado arrancada e precisou ser interditada, já que ainda apresentava riscos para estudantes e trabalhadores.
No Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Lúcia Helena de Campos, a comunidade escolar passou por momentos de tensão. “Foi desesperador, nunca tínhamos passado por algo assim. Tivemos que correr, esconder as crianças debaixo das mesas, porque as telhas da vizinhança vieram voando. Graças a Deus, ninguém se feriu”.
Na ação emergencial organizada pela Prefeitura atuaram a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros, a Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, além da Secretaria de Assistência Social, que realiza o levantamento das famílias que precisam sair de casa.
“As chuvas causaram muitos estragos no município. Estamos levantando a realidade dessas famílias, quais foram as perdas e quais situações enfrentam, para que possamos definir de que forma a Prefeitura vai apoiá-las”, explicou a secretária de Assistência Social, Cristina Saito.
“Todos estamos trabalhando de forma conjunta para prestar o melhor atendimento. A prioridade é proteger as pessoas, auxiliar os moradores e garantir a segurança da cidade”, enfatizou o coordenador da Defesa Civil de Várzea Grande, Jovanil Flores da Silva.