BONS RESULTADOS
Mato Grosso bate recorde de carne bovina exportada em setembro
Thalyta Amaral
Mato Grosso bateu, em setembro deste ano, o recorde de carne bovina exportada, com 98,9 mil toneladas. Nesta terça-feira (14), celebra-se o Dia do Pecuarista, categoria que tem muito a comemorar nesta data, diante da sequência de resultados positivos, especialmente nas exportações.
Segundo o boletim semanal do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Mato Grosso registrou, em setembro, um aumento de 10,3% nas exportações em comparação com agosto. Já em relação a setembro de 2024, o crescimento foi de 48%.
Outro ponto positivo para o setor é que o tarifaço dos Estados Unidos não afetou as exportações. Isso porque o Chile ultrapassou os norte-americanos na compra de carne mato-grossense e atualmente é responsável por 4,6% das exportações.
Em 2025, já foram exportadas 646,9 mil toneladas dessa proteína, gerando uma receita de US$ 3 bilhões, com valor médio de US$ 5,3 mil por tonelada. A carne de Mato Grosso chegou a 89 países, incluindo Rússia, Filipinas, Egito, Arábia Saudita, Itália, México e Emirados Árabes Unidos.