ATRAÇÃO DE INVESTIMENTOS
Governador articula vinda de gigante chinesa de máquinas agrícolas para MT
Da Redação
O governador Mauro Mendes reforçou, nesta quinta-feira (17/10), a articulação para que Mato Grosso receba uma nova unidade fabril da multinacional chinesa XCMG, referência mundial em máquinas pesadas e agrícolas.
As tratativas ocorreram durante o evento “Brasil Produtivo”, promovido pela Extra Máquinas e pela própria XCMG, no Palácio Tangará, em São Paulo.
“Eles estão analisando a montagem de uma nova fábrica no Brasil de equipamentos para agricultura, e queremos trazê-los para Mato Grosso”, afirmou o governador.
Mauro destacou que Mato Grosso tem se consolidado como um dos principais destinos de investimentos industriais do país.
“Estamos atraindo dezenas de novas indústrias porque criamos um ambiente seguro e favorável: reduzimos impostos, cortamos a burocracia e fizemos a lição de casa na gestão fiscal. Hoje o estado tem obras e ações em todas as áreas”, pontuou.
A XCMG, terceira maior fabricante de máquinas pesadas do mundo, já opera uma fábrica em Pouso Alegre (MG) e anunciou planos de expandir sua atuação com novas linhas de produção, incluindo veículos de nova energia e maquinário agrícola de ponta.
“A China é, hoje, o maior parceiro comercial de Mato Grosso. Cerca de 70% da soja que produzimos tem destino chinês. E queremos transformar essa relação comercial também em industrial, gerando empregos e tecnologia no nosso estado”, completou Mendes.
Na ocasião, o fundador da Extra Máquinas, Pérsio Briante, também anunciou investimentos de R$ 50 milhões na abertura de 12 novas unidades da empresa até 2026, incluindo em Mato Grosso.
O evento contou com a presença de diversas autoridades políticas e empresariais, entre elas o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Max Russi, o presidente do Conselho Administrativo da Nova Rota do Oeste, Cidinho Santos, a deputada estadual de São Paulo, Sheila Kenner, além de representantes de governos estaduais, municipais e entidades empresariais.
Representando a cúpula chinesa, estiveram presentes Le Hanan (presidente da XCMG América do Sul), Tian Don (vice-presidente da XCMG Brasil) e Zan Sichen (presidente do Banco XCMG Brasil).