Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

EM ANÁLISE

Pivetta garante conclusão do BRT até abril, mas admite possibilidade de mudança para novo modal após visita a Curitiba

Kamila Araújo

0

O vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) assegurou que as obras do Sistema BRT (Bus Rapid Transit) em Cuiabá e Várzea Grande serão concluídas até o primeiro semestre de 2026, mas admitiu que o governo estuda a viabilidade de adotar o BUD (Bus Urban Distribution), modelo de transporte semelhante a um bonde moderno, recentemente implantado em Curitiba (PR).

Em entrevista nesta sexta-feira (17), Pivetta explicou que não há mudança definida, mas que o projeto do BRT foi estruturado de forma a permitir uma eventual adaptação para o novo modal, caso os estudos confirmem sua viabilidade técnica e financeira.

“Para que não se crie confusão, o que está definido é o BRT. Se ficar demonstrado que esse modal (BUD) tem viabilidade, que é o bonde, usa o mesmo trilho, a mesma faixa do BRT , tudo que está sendo feito, está sendo feito certo, inclusive para a possibilidade de mudar para esse modal ou de inseri-lo”, afirmou.

O vice-governador destacou ainda que as obras têm prazo certo para conclusão e que o governo está empenhado em entregar o sistema à população dentro do cronograma.

“Não existe possibilidade de não ser concluída. Tem dia para concluir. Esse assunto é milindroso, a população já sofreu muito com isso e nós temos prazo para terminar as obras — vão terminar até março, abril do ano que vem”, garantiu.

Pivetta ressaltou que o governo já iniciou os estudos sobre os veículos que deverão operar o sistema e avalia as condições de adoção do novo modal, seguindo orientação direta do governador Mauro Mendes (União Brasil).

“Os veículos nós estamos estudando, já cotando. Surgiu agora essa possibilidade que pode haver viabilidade, estamos fazendo os estudos e conversando com quem precisa conversar. Foi uma determinação do governador”, completou.

O BUD, modelo implantado em Curitiba, combina tecnologia elétrica e trilhos compartilhados, unindo características de ônibus e VLT. Caso o estudo confirme a viabilidade para Cuiabá, o sistema poderá ser incorporado sem comprometer a infraestrutura do BRT já em execução, garantindo flexibilidade ao futuro da mobilidade urbana na capital mato-grossense.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação