QUASE 50% DA OBRA EXECUTADA
Mesmo com atraso, Padeiro prevê início experimental do BRT até março de 2026
Da Redação
O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso, Marcelo Padeiro, afirmou que o sistema BRT (Bus Rapid Transit) – apesar do atraso das obras – deverá começar a operar de forma experimental até março de 2026, no trecho que liga o Hospital do Câncer ao Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande. O anúncio foi feito durante entrevista ao programa Resumo do Dia.
De acordo com Padeiro, o primeiro trecho a ser entregue compreenderá todo o percurso entre o Hospital do Câncer e o Aeroporto Marechal Rondon (em Várzea Grande), incluindo os acessos aos terminais, ainda que os terminais e estações estejam em fase de licitação.
“Pretendemos entregar até o final de março todo o trecho do Hospital do Câncer ao aeroporto, com os acessos aos terminais. As estações do CPA até o aeroporto estão com licitação sendo publicada, e já temos cerca de 45% da obra concluída, podendo chegar a quase 50% com a medição deste mês”, detalhou o secretário.
O projeto do BRT contempla três terminais principais nesse primeiro eixo: o Terminal do CPA, o Terminal do Porto (na região do Atacadão) e o Terminal do Aeroporto. Já o Terminal do Coxipó será licitado junto ao Lote 2, que abrange a região sul da capital.
Padeiro explicou que o ritmo de execução das obras deve se acelerar dentro da área urbana de Cuiabá. “A obra dentro da cidade vai andar mais rápido, porque o pavimento rígido será aplicado apenas no trecho entre a Praça Ipiranga e a Igreja Nossa Senhora Auxiliadora. O restante receberá pavimento flexível melhorado, com pavimento rígido apenas nas paradas de ônibus”, pontuou.
Ele destacou ainda a implantação de um moderno sistema de drenagem na região do Porto (onde fica o Shopping Popular) , um dos pontos mais críticos durante o período de chuvas.
“Ali, quando chove, a água chega a subir um metro. Estamos implantando dois tubos de um metro de diâmetro, com uma tecnologia de método não destrutivo trazida de São Paulo, sem necessidade de escavações. Isso reduz o impacto no trânsito e acelera a obra”, explicou.
O secretário também abordou o planejamento para aquisição dos novos ônibus do sistema BRT, reforçando que o governo estadual está empenhado em garantir veículos modernos e compatíveis com a nova estrutura. “Estamos fazendo o correto: primeiro a obra, depois os ônibus. Não faz sentido comprar o equipamento sem o sistema pronto. O governador Mauro Mendes, o vice-governador Otaviano Pivetta e o secretário Galo estão totalmente empenhados nesse processo. Com fé em Deus, logo Cuiabá terá um sistema moderno e eficiente”, afirmou Padeiro.


