Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

2,5 MIL FAMÍLIAS

Abílio anuncia uso de recursos do Aeroporto Bom Futuro para financiar regularização do Contorno Leste

Da Redação

0

O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), afirmou nesta segunda-feira (1º) que enviará à Câmara Municipal um projeto estratégico para viabilizar a regularização fundiária das famílias que vivem na área do Contorno Leste. A proposta prevê utilizar recursos obtidos com a regularização e futura venda da área pública onde hoje está instalado o Aeroporto Bom Futuro, o que permitirá ao município levantar recursos próprios para desapropriar e legalizar a área ocupada por quase 2,5 mil famílias.

Segundo Abílio, a Prefeitura está concluindo o processo de retirada do caráter de uso público da área do aeroporto, condição necessária para que o imóvel possa ser vendido. O dinheiro arrecadado será destinado diretamente à desapropriação da área do Contorno Leste e ao processo de regularização das moradias.

“Estamos fazendo a regularização da área do Aeroporto Bom Futuro e acredito que os recursos que estamos conseguindo captar serão suficientes para resolver o problema do Contorno Leste”, explicou. Ele ressaltou que o município não pode esperar a liberação de emendas parlamentares para iniciar o processo. “As emendas não devem chegar a tempo. Elas são apresentadas no fim do ano, o orçamento só abre em fevereiro, e como não são emendas de saúde, que têm prioridade, provavelmente não serão pagas até o prazo em que precisamos apresentar uma solução.”

A estratégia, segundo o prefeito, é dividir responsabilidades: a venda da área pública do aeroporto garantirá os recursos para a regularização fundiária, enquanto eventuais emendas federais e estaduais serão aplicadas mais adiante na urbanização da região. “Os recursos de emenda que chegarem vão ajudar na infraestrutura: esgotamento sanitário, abastecimento de água, pavimentação asfáltica e outras melhorias necessárias”, afirmou.

Abílio voltou a dizer que a remoção em massa das famílias é inviável e socialmente injusta, reforçando que a decisão por regularizar é a medida mais sensata. Para ele, a solução precisa ser rápida e jurídica, evitando prolongar a insegurança de milhares de pessoas. “Precisamos dar uma resposta definitiva. Com os recursos do Aeroporto Bom Futuro, vamos conseguir regularizar as famílias e dar dignidade a quem vive ali. É uma solução responsável e necessária”, completou. O aeroporto privado é administrado pela gigante do agronegócio Grupo Bom Futuro/Maggi Scheffer. Desde 2011, o local cresceu com investimentos que já ultrapassam R$ 100 milhões.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação