Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

CURSAVA 11º SEMESTRE

Aluno é expulso da UFMT Sinop após usar carimbo de médico em receita

Nickolly Vilela

0

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), no campus de Sinop, expulsou definitivamente o estudante de Medicina identificado com as iniciais C. R. A. de L., após apurar o uso indevido do carimbo de um médico para validar uma receita em uma unidade de saúde do município.

Segundo relatos colhidos junto a acadêmicos do curso, o episódio ocorreu em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Sinop, em maio de 2025. O estudante teria entrado no consultório durante o horário de intervalo, preenchido uma receita médica e validado o documento com o carimbo do profissional responsável pela unidade, sem autorização. A irregularidade foi identificada pelo médico, que comunicou o fato à universidade.

À época, o estudante estava no internato, fase final do curso de Medicina, em que os alunos realizam atividades práticas exclusivamente em unidades de saúde. Ele havia passado por diferentes campos de estágio em Sinop, incluindo o Hospital Regional do município.

O processo disciplinar foi instaurado em 23 de maio de 2025 e, após a tramitação interna, resultou na exclusão definitiva do estudante do quadro discente da UFMT. A decisão foi formalizada por meio da Portaria ICS-CUS nº 42, publicada no Diário Oficial da União em 22 de dezembro, que encerrou o Processo Disciplinar Discente nº 23108.096722/2024-34.

Procurado, o pró-reitor do campus da UFMT em Sinop, Elton Brito Ribeiro, não comentou o caso específico, mas encaminhou nota institucional.

“Os alunos estão submetidos a um regime disciplinar ao longo de sua formação acadêmica. As infrações cometidas resultam em sanções, às vezes mais severas, porém necessárias. Em quatro anos em que estou na UFMT, esta foi a primeira exclusão que presenciamos. Cabe à universidade zelar pela qualidade dos profissionais que está formando e pela credibilidade da instituição junto aos órgãos públicos parceiros”, afirmou.

Em nota, a UFMT informou que processos disciplinares são abertos sempre que há comunicação formal de possível infração. Uma comissão é designada para apurar os fatos, ouvir os envolvidos e encaminhar relatório à corregedoria, responsável por decidir a penalidade aplicável.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação