Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

BOA AÇÃO

Projeto “Saberes e Fazeres” transforma a realidade de 100 crianças e adolescentes em Cuiabá

Da Redação

0

No coração do Bairro Liberdade, na periferia de Cuiabá (MT) uma iniciativa tem se destacado como um divisor de águas para famílias que enfrentam vulnerabilidade social. O projeto “Fortalecendo Vínculos – Saberes e Fazeres Com Amor”, realizado pela Seara de Luz Obras Socais, atende atualmente 100 crianças e adolescentes, de 8 a 15 anos, oferecendo muito mais que ocupação no contraturno escolar: oferece dignidade, segurança e um novo horizonte de aprendizado.

A parceria, viabilizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) através do Edital 001/2024, foca no enfrentamento direto de riscos como o trabalho infantil, a evasão escolar e a violência doméstica. Com um orçamento de R$ 80 mil e vigência prevista até fevereiro de 2026, o projeto se consolidou como uma rede de proteção essencial para a região e áreas rurais vizinhas, como o Colina Verde.

Nutrição e Cuidado Integral

Um dos diferenciais do “Saberes e Fazeres” é a atenção à segurança alimentar. Os alunos são divididos em três turmas e recebem alimentação completa. “As crianças que chegam pela manhã recebem o café da manhã e encerram as atividades com o almoço. Já a turma da tarde recebe o lanche e, antes de ir para casa, servimos o jantar”, detalha a coordenação do projeto.

Além da nutrição física, o projeto investe no “alimento para a alma”. A metodologia inclui musicoterapia, oficinas manuais de pintura e artesanato, xadrez, contação de histórias e apoio psicológico individual e familiar.

A voz da transformação

Para a presidente da Seara de Luz, Elione Almeida, o projeto é, acima de tudo, uma ferramenta preventiva. Em entrevista, ela destacou o impacto emocional e social da iniciativa:

“Eu vejo o ‘Saberes e Fazeres’ como um projeto preventivo. Quanto mais apoio oferecemos no contraturno, mais segurança e amparo garantimos para essas crianças. É um despertar para o aprendizado”, afirma Elione.

A presidente ressalta que a música desempenha um papel fundamental na saúde mental dos jovens. “A música toca e alivia as dores da alma. Entendemos que esse acesso faz muito bem a eles”.

Desafios e Continuidade

Apesar do sucesso, a instituição já olha para o futuro com preocupação e esperança. “O projeto tem vigência até fevereiro, mas nossa luta agora é captar novos recursos para dar prosseguimento e ampliar ainda mais o tempo deles conosco. Hoje as atividades ocorrem três vezes por semana; nosso objetivo é tornar esse suporte ainda mais frequente”, pontua a presidente.

Equipe Multidisciplinar

Para garantir a efetividade das ações, o projeto conta com uma equipe técnica de alto nível, composta por coordenador, assistente social, psicóloga, oficineiros e musicistas. O monitoramento é rigoroso, observando indicadores como a redução da evasão escolar e o fortalecimento dos vínculos comunitários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação