MERECIMENTO E ANTIGUIDADE
Gabriela Knaul e Sérgio Valério são escolhidos como novos desembargadores do TJMT
Kamila Araújo
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso definiu, em sessão extraordinária administrativa realizada nesta quinta-feira (12), os novos integrantes da Segunda Instância da Corte. Pelo critério de merecimento, a juíza Gabriela Carina Knaul de Albuquerque e Silva foi eleita desembargadora com 31 votos e ocupará a vaga aberta com a aposentadoria do desembargador Sebastião de Moraes Filho, que deixou o cargo ao atingir a idade limite de 75 anos.
Além de Gabriela, também integraram a lista tríplice as magistradas Eulice Jaqueline da Costa Silva Cherulli, que recebeu 23 votos, e Christiane da Costa Marques Neves, com 20 votos.
Essa foi a segunda vez na história que o Judiciário de Mato Grosso que foi formada uma lista exclusiva de mulheres para ascensão ao desembargo. A primeira ocorreu em agosto de 2024, quando Anglizey Solivan de Oliveira se tornou desembargadora por merecimento na vaga deixada por Luiz Carlos da Costa, que morreu em maio do mesmo ano após complicação de um acidente doméstico.
A promoção ocorreu pelo critério de merecimento e seguiu a política de alternância de gênero adotada pelo Judiciário, conforme diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ao todo, 15 magistradas tiveram as inscrições homologadas para disputar a vaga exclusiva para mulheres.
Na mesma sessão, o juiz Sérgio Valério foi escolhido para assumir a outra cadeira aberta no Tribunal, desta vez pelo critério de antiguidade. A vaga foi aberta com a aposentadoria do desembargador Sebastião Barbosa de Farias.
A posso dos novos desembargadores ocorre já nesta sexta-feira (13) a partir das 14 horas.



