BOA NOTÍCIA
Após quase dois meses, licença para receber novos elefantes é restabelecida em santuário
Muvuca Popular
O Santuário de Elefantes Brasil (SEB), instalado em Chapada dos Guimarães, teve a licença para receber novos elefantes restabelecida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (SEMA/MT). A decisão foi anunciada nesta segunda-feira (15), após avaliação técnica que concluiu não haver risco sanitário nas atividades desempenhadas pela instituição.
A autorização estava suspensa desde 23 de dezembro de 2025, quando o órgão ambiental estadual adotou medida cautelar com base em apuração conduzida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A investigação analisava as circunstâncias das mortes das elefantas africanas Pupy, de 35 anos, e Kenya, de 44, registradas em outubro e dezembro do ano passado, respectivamente. À época, foi informado que ambas apresentavam complicações de saúde, incluindo problemas respiratórios e articulares.
Com o novo posicionamento, o santuário volta a estar legalmente apto a receber elefantes resgatados de situações de cativeiro ou maus-tratos.
Em manifestação publicada nas redes sociais, o SEB afirmou que recebeu a decisão com serenidade e destacou que o restabelecimento da licença reconhece a regularidade sanitária e a condução técnica do trabalho realizado pela equipe.
A instituição também reiterou seu compromisso com o cumprimento rigoroso das normas ambientais e com a oferta de condições adequadas de bem-estar, cuidados veterinários especializados e ambiente seguro aos animais sob sua responsabilidade.



