QUALIDADE DE VIDA
Com foco na prevenção, Max Russi destaca avanços na saúde em Mato Grosso
Muvuca Popular
Celebrado nesta segunda-feira (6), o Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida reforça a importância do autocuidado e da adoção de hábitos saudáveis. Em Mato Grosso, a data também evidencia o avanço de políticas públicas voltadas à prevenção de doenças e à ampliação do acesso à saúde.
O presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi (Podemos), tem direcionado sua atuação para iniciativas que priorizam o diagnóstico precoce e o cuidado preventivo. Segundo o parlamentar, investir em prevenção é fundamental para salvar vidas e reduzir a sobrecarga no sistema de saúde.
“Saúde não é apenas ausência de doença, é qualidade de vida. Nosso trabalho é garantir que o cidadão tenha acesso ao diagnóstico no momento certo e ao suporte necessário para viver com dignidade”, afirmou.
Entre as ações de destaque, estão leis voltadas à saúde da mulher, como o Programa de Prevenção à Endometriose e medidas de combate ao câncer de mama e de colo do útero, além da política de prevenção ao HPV. Na área infantil, iniciativas buscam evitar a perda auditiva em crianças por meio do tratamento da otite crônica.
O parlamentar também atuou na criação de políticas voltadas à neurodiversidade e ao tratamento de doenças que afetam a circulação, ampliando o acesso a diagnósticos e atendimentos em unidades de média complexidade.
Além da atuação legislativa, Russi tem articulado recursos e destinado emendas para fortalecer a estrutura da saúde nos municípios. À frente da Assembleia, também tem promovido debates estratégicos, como a Câmara Setorial Temática da Saúde Indígena, buscando ampliar o acesso ao atendimento em diferentes regiões do estado.
A data reforça a importância de políticas públicas que vão além do tratamento, priorizando a prevenção como ferramenta essencial para garantir qualidade de vida à população.


