PRAZO ENCERRA DIA 6
Movimentação intensa marca atendimento no TRE antes do fechamento do cadastro eleitoral; Veja
Renato Ferreira
A manhã desta segunda-feira (5) foi de grande movimentação na sede do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, com filas e alta procura por atendimento por parte de eleitores que buscam regularizar a situação eleitoral antes do prazo final.
O cadastro eleitoral será fechado após o dia 6 de maio, e até lá, os cidadãos ainda podem solicitar serviços essenciais, como a emissão do primeiro título de eleitor, transferência de domicílio eleitoral, atualização de dados cadastrais e regularização de pendências.
Com o prazo se aproximando, a Justiça Eleitoral reforça o alerta para que a população não deixe para a última hora, já que após o fechamento do cadastro não será possível realizar alterações até após o período eleitoral.
O estudante Cristhoper, de 16 anos,era uma das pessoas na fila. Para ele, nada substitui a alegria em cumprir o seu dever eleitoral. “Estou muito feliz em poder contribuir”. Para quem ainda não tirou ele mandou um recado. “Isso é uma das formas de trabalhar, é uma das ferramentas possíveis”.
A regularização é fundamental para garantir a participação nas eleições de 2026, além de evitar restrições civis, como impedimentos para emissão de documentos, posse em cargos públicos e matrícula em instituições de ensino.
Para o auxiliar de escritório, Luiz Carlos, a eleição é o momento de reduzir desigualdades. “Por um país que seja menos desigual, mais justo. A gente vai poder eleger alguém que vá atender as expectativas e colocando pessoas que vão atender, realmente, o que a gente precisa. Temos de fazer a nossa parte, que é votar”.
Além do atendimento presencial nas unidades da Justiça Eleitoral, os serviços também podem ser realizados de forma online, por meio do Autoatendimento Eleitoral, disponível no portal do Tribunal Superior Eleitoral.
Ver essa foto no Instagram


