Uma criança de apenas 1 ano foi encontrada sozinha em via pública na madrugada deste sábado (20), em Guarantã do Norte. O caso mobilizou a Polícia Militar e o Conselho Tutelar e terminou com a condução da mãe da criança, de 21 anos, à delegacia por suspeita de abandono de incapaz.
De acordo com o boletim de ocorrência, por volta das 4h30, um morador que seguia para o trabalho ouviu vários cães latindo de forma intensa em uma rua da cidade. Ao verificar o que estava acontecendo, encontrou a criança desacompanhada e em situação de vulnerabilidade.
Temendo que o menino fosse atacado pelos animais ou sofresse algum outro tipo de acidente, o homem recolheu a criança e acionou a Polícia Militar. Os policiais encaminharam o bebê para a Delegacia de Polícia Civil e acionaram o Conselho Tutelar, que assumiu os cuidados da vítima.
Cerca de duas horas depois, às 6h45, uma mulher procurou a polícia informando que seu filho havia desaparecido. Durante o atendimento, os militares constataram que se tratava da mesma criança encontrada anteriormente.
A mãe relatou que havia assistido ao jogo da Seleção Brasileira na chácara de um familiar e, após a partida, foi para a casa do namorado, onde os dois passaram a noite. Segundo ela, a porta da residência ficou parcialmente aberta e o portão apenas encostado, o que teria permitido que a criança saísse sozinha durante a madrugada sem que ela percebesse.
Durante a averiguação, os policiais encontraram diversas latas de cerveja próximas ao local onde o casal dormia. Questionado, o namorado confirmou que ambos haviam consumido bebida alcoólica durante a noite.
Diante da situação, a mulher foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil para prestar esclarecimentos. O caso será investigado e acompanhado pelo Conselho Tutelar.


