ESTREIA DE PESO
Cidade mais nova de MT estreia entre as 25 maiores potências agrícolas do Brasil
Nickolly Vilela
Boa Esperança do Norte, município instalado oficialmente em 2025, já estreou entre as cidades brasileiras com os maiores valores da produção agrícola. Em seu primeiro ano aparecendo de forma individualizada no levantamento do IBGE, a cidade de Mato Grosso alcançou aproximadamente R$ 3 bilhões e ficou na 25ª posição nacional.
O resultado consta na Pesquisa Agrícola Municipal (PAM) 2025 e chama atenção pelo pouco tempo de existência administrativa da cidade. Boa Esperança do Norte foi criada a partir de áreas desmembradas de Sorriso e Nova Ubiratã, dois importantes polos agrícolas de Mato Grosso.
A nova configuração territorial também ajuda a explicar mudanças importantes no ranking nacional. Sorriso, que liderava o país havia seis anos, terminou 2025 na terceira colocação. Nova Ubiratã também perdeu posições no levantamento.
Apesar de administrativamente novo, o território de Boa Esperança do Norte já concentrava uma produção agrícola expressiva antes da instalação do município. Com a emancipação, essa produção passou a ser contabilizada separadamente pelo IBGE.
O resultado colocou a nova cidade à frente de centenas de municípios brasileiros já tradicionais na produção de grãos e reforçou a participação de Mato Grosso entre os principais polos agrícolas do país.
A estreia ocorre justamente em um ano no qual o estado ampliou sua participação no valor da produção brasileira. Mato Grosso respondeu por 17,9% do total nacional e ainda colocou cinco cidades entre as dez primeiras posições.
Boa Esperança do Norte foi oficialmente instalada em 1º de janeiro de 2025, após uma disputa judicial que se estendeu por décadas. O município tornou-se o 142º de Mato Grosso e um dos mais novos do Brasil.



