quinta-feira, 15 outubro, 2026

Expediente

Muvuca Popular

SEGUE NA UTI

Internado há quase três semanas, Gustavo Xuxa passa por traqueostomia em Cuiabá

Bebeto Dias

O meia Gustavo Xuxa, de 33 anos, passou por uma traqueostomia na terça-feira (13), enquanto segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular de Cuiabá. O jogador do Mixto está hospitalizado desde 25 de setembro, quando sofreu uma grave arritmia cardíaca durante um treinamento no Estádio Dutrinha.

A informação sobre o procedimento foi divulgada pelo ge, após confirmação de pessoas que acompanham o tratamento do atleta. O quadro clínico de Gustavo Xuxa continua sendo considerado grave.

A traqueostomia é uma intervenção cirúrgica que cria uma abertura na traqueia para permitir a passagem de ar até os pulmões, podendo ser utilizada em pacientes que necessitam de suporte respiratório prolongado.

Até o momento, não houve comunicado oficial do hospital sobre o procedimento. A unidade de saúde optou por preservar as informações médicas a pedido da família do jogador.

Relembre o que aconteceu

Gustavo Xuxa participava de uma atividade leve de transição física, após se recuperar de uma lesão muscular, quando passou mal durante o treinamento do Mixto, no dia 25 de setembro.

O meia sofreu uma taquicardia ventricular, uma arritmia cardíaca potencialmente fatal, e precisou receber manobras de reanimação ainda no estádio. Após o atendimento inicial, foi encaminhado ao hospital, onde permanece internado.

Durante os primeiros dias de internação, o atleta precisou ser intubado e mantido sob sedação.

Os exames realizados posteriormente ajudaram a esclarecer as possíveis causas do episódio. Um cateterismo não identificou obstruções coronarianas responsáveis por um infarto, e as avaliações médicas não apontaram doença cardíaca preexistente.

Segundo informações divulgadas pelo cardiologista Fause Chauchar, o jogador apresentou um quadro de miocardite aguda, com comprometimento da região da ponta do coração e ocorrência de arritmia. A condição também foi associada à síndrome de Takotsubo, popularmente conhecida como síndrome do coração partido.

Embora o coração tenha apresentado sinais de recuperação nos primeiros dias de tratamento, o estado geral de saúde do atleta permanece grave.

Trajetória no futebol

Natural de Quilombo, em Santa Catarina, Gustavo Xuxa passou pelas categorias de base do Juventude e do Grêmio, clube pelo qual iniciou sua carreira profissional.

Ao longo da trajetória, vestiu as camisas de equipes como Londrina, Joinville, Novo Hamburgo, CSA, Brasiliense, São José-RS e Botafogo-SP. Pelo clube paulista, marcou sete gols em 20 partidas na temporada de 2022.

O meia chegou ao Mixto em abril de 2026, como reforço para a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro. Com a camisa alvinegra, participou de nove partidas na competição, marcou um gol e distribuiu duas assistências.

Leia também