sexta-feira, 23 outubro, 2026

Expediente

Muvuca Popular

Apuração em Mato GrossoCarregando dados do TSE…Atualiza em 30s

1º turno
Seções totalizadas0,00%
Válidos0
Brancos0
Nulos0
Carregando…
Fonte: TSE Atualiza em 30s

RESTITUTIO

PF investiga ameaças, violência e retenção de cartões de benefícios de indígenas em MT

Muvuca Popular

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (23/10), a Operação Restitutio, com o cumprimento de mandado de busca e apreensão no município de Comodoro/MT. O objetivo é apurar crimes contra indígenas.

A investigação teve origem em notícias de possíveis práticas criminosas envolvendo ameaças, violência, cobrança coercitiva de supostas dívidas e retenção de cartões bancários e de benefícios sociais pertencentes a indígenas. Também foram relatadas situações relacionadas à possível posse de armas de fogo e à comercialização de substâncias entorpecentes.

As diligências reuniram relatos de vítimas e testemunhas, além de informações obtidas junto à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI). Os elementos colhidos indicam que as condutas investigadas podem acontecer de forma reiterada desde, pelo menos, 2020, com relatos de continuidade das práticas nos anos seguintes.

Após o cumprimento da medida judicial, os elementos eventualmente arrecadados serão submetidos à análise da Polícia Federal, com a finalidade de aprofundar a investigação, esclarecer as circunstâncias dos fatos e verificar a eventual responsabilidade criminal dos envolvidos.

PACAEMBU 1260px X 120px 6 MESES

Leia também