Um empregado da Caixa Econômica Federal é investigado por suspeita de usar o acesso aos sistemas internos do banco para cadastrar senhas, desbloquear cartões e realizar operações sem autorização de clientes em Canarana, a cerca de 820 quilômetros de Cuiabá. Ele é alvo da Operação Chave Mestra, deflagrada pela Polícia Federal nesta quinta-feira (5).
A investigação aponta que o funcionário teria se aproveitado das facilidades do cargo para assumir o controle de serviços bancários vinculados às contas das vítimas. Após as alterações, eram realizados saques, compras e transferências que os titulares afirmam não reconhecer.
Policiais federais cumprem dois mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao investigado. As ordens foram expedidas pela Justiça Federal em Barra do Garças. A operação não informou cumprimento de mandado de prisão.
As apurações começaram após a própria Caixa comunicar movimentações suspeitas em contas de clientes. As irregularidades estavam associadas ao uso indevido de credenciais e de procedimentos operacionais internos.
Segundo a PF, o empregado teria cadastrado e solicitado senhas, além de vincular e desbloquear cartões sem o consentimento dos titulares. O acesso obtido dessa forma teria permitido as movimentações financeiras investigadas.
A suspeita também alcança uma possível tentativa de dificultar a descoberta das fraudes. Os investigadores identificaram indícios de interferência no sistema de videomonitoramento da agência bancária.
Há diversos clientes potencialmente prejudicados, mas o valor total das perdas ainda está sendo apurado. A PF não descarta encontrar novas vítimas e outras operações irregulares durante a análise do material recolhido.
As buscas devem ajudar a esclarecer o destino do dinheiro e a eventual participação de outras pessoas no esquema.
Os fatos são investigados como possíveis crimes de peculato, furto e inserção de dados falsos em sistema de informações. Outras infrações poderão ser identificadas no decorrer da apuração.









