The news is by your side.

Justiça suspende emissão de selo dos Correios da Espanha que comemora centenário do Partido Comunista

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

Da Redação

Um juiz do 30.º Tribunal Contencioso Administrativo de Madrid suspendeu provisoriamente a emissão do selo dos Correios que comemora o centenário do Partido Comunista da Espanha (PCE), informou o jornal espanhol El Mundo.

A juíza Carmen Casado tomou a medida após a associação Advogados Cristãos entrar com recurso para impedir a divulgação do selo.

Em declarações à Europa Press, o presidente da Advogados Associados, Poland Castellanos, indicou que era “intolerável” que as administrações públicas fossem usadas para “promover uma ideologia”. “A emissão deste selo vai contra o dever de neutralidade das administrações públicas, a lei da memória histórica e até a resolução do Parlamento Europeu”, acrescentou.

Além disso, a associação assegura que “supõe a exaltação de um partido político que cometeu crimes e perseguiu milhares de pessoas unicamente por causa de sua fé”. Por isso, defendeu que “a emissão deste selo é contrária à Lei da Memória Democrática e à resolução do Parlamento Europeu que condena a exaltação do comunismo”.

135.000 CÓPIAS

Os Correios anunciaram a emissão deste selo comemorativo do Partido Comunista da Espanha (PCE), que teria uma tiragem de 135 mil exemplares e custaria 0,75 euros a partir da próxima segunda-feira (14).

Depois que essa homenagem foi anunciada, o Partido Popular, Vox e Ciudadanos censuraram a decisão e até pediram a renúncia de seu diretor, Juan Manuel Serrano. “É uma pena. Remova-o”, afirmou o senador Rafael Hernando, alertando que “o comunismo, o nazismo e o fascismo são ideologias totalitárias condenadas pelo Parlamento Europeu e que causaram milhões de mortes”.

O Vox também denunciou que a história do Partido Comunista Espanhol é “de violência, ódio e totalitarismo” contra todos os espanhóis, “incluindo os de esquerda”. Por isso, acredita que a melhor homenagem seria “que os jovens conheçam seu passado criminoso e genocida sem manipulação”, e propõe como alternativa que o selo comemore os 86 anos do massacre de Paracuellos, que ocorreu durante a Guerra Civil Espanhola.

Da mesma forma, o Ciudadanos exigiu a renúncia do presidente dos Correios, pois acredita que comemorar o século de vida do Partido Comunista “é comemorar o ódio, o crime e a miséria. Também contraria a resolução europeia de 2019 sobre comunismo e nazismo. Mancha a imagem da Espanha, o que é uma pena”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação