The news is by your side.

STF arquiva denúncia contra Arthur Lira por corrupção

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

Da Redação

 

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou nesta segunda-feira (6), de maneira unânime, uma denúncia de corrupção contra o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-PI) por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O ministro e relator André Mendonça proferiu entendimento favorável a Lira. Dias Toffoli, Luiz Fux, Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso acompanharam o voto do magistrado.

No Twitter, Lira disse que recebeu com “serenidade”a decisão da 1ª Turma do STF. “Tenho a consciência tranquila de que nos 24 anos de atividade política jamais cometi qualquer tipo de transgressão”, escreveu o deputado.

O julgamento teve como base um pedido de denúncia oferecido pela Procuradoria-Geral da República (PGR), comandado pela então procuradora-geral, Raquel Dodge, que havia optado por transformar o deputado federal em réu na ação.

Para Dodge, os R$ 106 mil apreendidos com Jaymerson José Gomes de Amorim, assessor da Câmara dos Deputados e que tentou embarcar, em 2012, com os recursos num voo de São Paulo a Brasília, eram destinados a Lira em troca de uma indicação na Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), órgão vinculado ao Ministério das Cidades.

Neste ano, sob o comando de Lindôra Araújo, a vice-procuradora reviu a posição do órgão e mudou seu entendimento após solicitar o arquivamento do caso.

Após a defesa do presidente da Câmara recorrer, Dias Toffoli solicitou vistas e o processo encontrava-se suspenso. Na última semana, no entanto, em meio a um embate entre Lira e o Palácio do Planalto, Toffoli liberou a ação para julgamento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação