The news is by your side.

Ministério da Agricultura recebeu mais congressistas do partido de Fávaro do que qualquer outro

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

Da Redação

 

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), chefiado por Carlos Fávaro (PSD), recebeu mais congressistas da legenda do ministro do que de qualquer outra desde o início do governo Lula (PT).

Levantamento do site Poder360, divulgado neste sábado (20), aponta que o Mapa de Fávaro é um dos 23 ministérios do governo Lula comandados por alguém filiado a um partido político que receberam mais congressistas da legenda do próprio ministro. Os dados são de compromissos públicos do e-agendas de janeiro de 2023 a junho de 2024.

“O fato de os prédios da Esplanada virarem uma espécie de balcão de congressistas da legenda do ministro mostra o motivo de ainda haver interesse dos partidos em comandar os órgãos, mesmo com o aumento do poder dos deputados e senadores no Orçamento”, ressaltou a reportagem.

O levantamento revela ainda que há 3 ministérios em que mais da metade dos congressistas recebidos são do partido do ministro e de Lula, neste caso, o PT. São eles: Secretaria Geral (64% dos congressistas), Desenvolvimento Agrário (59%) e Secretaria de Comunicação (53%).

Outro detalhe chama atenção. Em ao menos 4 ministérios, a prioridade em fazer política local parece ser um critério importante para a marcação de reuniões.

  • Casa Civil – 1 de cada 4 congressistas recebidos é da Bahia, Estado já governado pelo ministro Rui Costa;
  • Ciência e Tecnologia – os congressistas de Pernambuco, Estado onde a ministra Luciana Santos foi vice-governadora, são os que mais frequentam a pasta;
  • Secom (Secretaria de Comunicação) – 71 das 273 citações a congressistas são de gaúchos. O ministro Paulo Pimenta, temporariamente no ministério de Reconstrução do Rio Grande do Sul, é cotado como candidato ao governo do Estado nas próximas eleições;
  • Comunicações – o Estado mais contemplado nas reuniões com congressistas é o Maranhão, também berço político do ministro Juscelino Filho.

O Poder360 entrou em contato por e-mail com todos os ministérios em que o levantamento mostrou mais reuniões com congressistas do partido do ministro ou da ministra. Onze responderam, sempre dizendo que conversam com deputados e senadores de todos os partidos.

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação