Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

REPORTAGEM DO UOL

Pivetta garante permanência de Kardec na Secitec: “Não tem nada que incrimine o Allan”

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

Kamila Araújo

O governador em exercício Otaviano Pivetta (Republicanos), garante que o ex-deputado estadual Allan Kardec (PSD) permanece à frente da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Secitec), mesmo com o nome citado em uma investigação sobre supostas irregularidades na destinação de emendas parlamentares para a compra de kits agrícolas.

Segundo o republicano, não há elementos que justifiquem a exoneração de Kardec, já que a investigação ainda está em curso e não envolve a pasta atualmente comandada por ele.

“Não tem nada que incrimine o Allan e ele não está em uma posição que possa atrapalhar as investigações. As investigações são da Secretaria de Agricultura Familiar, com as empresas que se relacionaram com ela. Portanto, o Allan está longe disso, não tem porque mexer com ele”, declarou nesta segunda-feira (16).

Pivetta ainda frisa que a investigação nasceu de uma denúncia do governo do Estado.
“O governo sempre colaborou com as investigações, nós que damos início a isso aí através da Controladoria Geral do Estado, foi notícia nossa para a Controladoria. Então nós nunca impedimos, nunca dificultamos investigação nenhuma”, colocou.

A investigação foi detalhada em reportagem do portal UOL e aponta possível direcionamento de emendas parlamentares durante o período eleitoral. O caso é conduzido pela Polícia Civil por meio da Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor) e integra a Operação Suserano, deflagrada em setembro de 2024.

Entre os alvos também está o ex-secretário da Agricultura Familiar, Luiz Artur de Oliveira Ribeiro, conhecido como Luluca, que esteve à frente da pasta por cerca de cinco meses. Ele foi exonerado em julho de 2024, após abertura de um procedimento pela Controladoria Geral do Estado (CGE), motivado por denúncias relacionadas à compra de kits agrícolas com recursos oriundos de emendas parlamentares.

No total, 14 deputados estaduais — incluindo ex-parlamentares — estão sendo investigados. A apuração busca esclarecer a relação entre os repasses de emendas, a execução dos recursos pela Secretaria de Agricultura Familiar e os contratos firmados com empresas fornecedoras dos kits.

Allan Kardec foi deputado estadual até 2022 e assumiu o comando da Secitec em 2023.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação