
A Prefeitura de Cuiabá participa, nesta segunda-feira (14) e terça-feira (15), do Fórum do Setor Produtivo da 57ª Expoagro, onde serão debatidos o papel estratégico da capital no processo de agroindustrialização de Mato Grosso e a criação da Invest Cuiabá, uma agência voltada à atração de investimentos para o município.
O evento contará com a presença do prefeito Abilio Brunini, do vice-governador Otaviano Pivetta, do ex-senador Cidinho Santos e de empresários do setor agroindustrial.
Segundo o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Fernando Medeiros, a Invest Cuiabá será discutida na terça-feira (15), das 8h às 12h, com a presença do prefeito Abilio Brunini como palestrante, além de representantes da TSX Invest, da Invest Minas e de outras lideranças do setor. A programação, que inclui uma série de palestras e debates, será realizada durante o evento Synapse, também na 57ª Expoagro.
A proposta, apresentada pela Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, busca atrair grandes aportes financeiros por meio da união entre o poder público e a iniciativa privada, com foco na identificação e no fomento de setores com maior potencial de desenvolvimento econômico em Cuiabá.
“Lideranças empresariais, políticas e sociais podem contribuir para o direcionamento da matriz econômica de Cuiabá. Convido a população a participar do debate e colaborar com o projeto. A Invest Cuiabá será fundamental para atrair investimentos para a capital”, destacou o secretário.
Para participar do debate e contribuir com o futuro econômico da capital, basta se inscrever de forma gratuita pelo link: https://www.even3.com.br/forum-dos-setores-produtivos-57-expoagro-594490. As contribuições servirão de base para a elaboração de um estudo que norteará as ações da Invest Cuiabá.
“Vamos apresentar um amplo diagnóstico socioeconômico da capital, com o mapeamento das vocações econômicas locais e a identificação dos setores com maior potencial de crescimento. A partir desse mapeamento, a agência atuará diretamente na captação de investimentos, tanto dentro quanto fora do estado. Queremos tornar Cuiabá uma cidade mais atrativa para os investidores”, explicou o secretário.
Fernando Medeiros enfatizou que a iniciativa, que conta com o apoio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, sob liderança do secretário Cesar Miranda, é inspirada em modelos de sucesso, como o da Invest Minas, uma das primeiras agências de atração de investimentos do Brasil, que já captou, nos últimos seis anos, mais de R$ 600 bilhões em investimentos privados para Minas Gerais.
“A Investe BH, por exemplo, atraiu mais de R$ 500 milhões apenas no ano passado. Estivemos reunidos com a TSX Invest, consultoria que atende essas agências, e nos foi apresentada a metodologia que vamos aplicar em Cuiabá. É uma ferramenta baseada em experiências internacionais, como as do Banco Mundial, da FDI de Londres e do MIT, em Massachusetts”, concluiu Medeiros.