Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

COBROU SERIEDADE

Mauro Mendes rebate Abilio e diz que gestão da saúde exige responsabilidade e postura técnica

Patrícia Neves

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), reagiu nesta quinta-feira (25) à possibilidade levantada pelo prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), de romper com o modelo de gestão plena da saúde no município. A proposta em análise pela Prefeitura prevê transferir ao Governo do Estado o controle total do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) e do Hospital São Benedito, mantendo sob responsabilidade do município apenas os serviços de atenção primária, como Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Em entrevista na manhã de sexta-feira (25), o governador criticou a postura de Abilio e cobrou responsabilidade técnica na condução do debate. “É preciso ter cuidado, pois ele demonstrou desconhecimento sobre a realidade das prefeituras. É importante que o prefeito adote uma postura mais técnica. A prefeitura tem obrigações com a saúde e não pode abrir mão dessas responsabilidades”, afirmou Mendes.

O governador também destacou que o Estado investe recursos na saúde de Cuiabá, principalmente no financiamento de leitos, e defendeu que a regulação estadual é mais eficiente por considerar a realidade da região metropolitana. “Muitos pacientes de Cuiabá são encaminhados para outras cidades, como Nova Mutum e Várzea Grande. O Estado, ao controlar a regulação dos leitos, garante maior eficiência no uso desses recursos”, disse.

Mauro Mendes ressaltou ainda que, caso o prefeito deseje romper com a gestão plena, isso exigiria a retirada de Cuiabá dos sistemas de regulação estadual e federal,  o que traria impactos financeiros e operacionais para o município.

“Se o prefeito deseja arcar sozinho com todos os custos da saúde de Cuiabá, então seria necessário que a cidade saísse completamente da regulação estadual e federal. Mas hoje, tanto o governo federal quanto o governo estadual repassam recursos para Cuiabá. A regulação centralizada é, comprovadamente, a forma mais eficiente de atender a população”, pontuou.

Ao comentar sua própria experiência como gestor municipal, Mendes fez questão de frisar que enfrentou dificuldades sem politizar a saúde pública. “Eu mesmo fui prefeito. Se alguém consultar a imprensa da época, verá que, mesmo diante de dificuldades, eu não ficava fazendo jogo político. Naquele período, Cuiabá não tinha a Santa Casa em funcionamento, o Hospital Central ainda não existia, e o Metropolitano era pequeno, com apenas 50 leitos. Mesmo assim, atendi a população com seriedade e fiz tudo que era possível”, lembrou.

O governador concluiu lembrando que, como município de gestão plena, Cuiabá recebe recursos do governo federal especificamente para gerenciar o sistema de saúde com autonomia e responsabilidade. “Cuiabá recebe recursos do governo federal por ser gestão plena”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação