NESTA MANHÃ
Senadora Margareth Buzetti assina pedido de impeachment de Alexandre de Moraes e engrossa coro contra STF
Patrícia Neves

A senadora Margareth Buzetti (PSD-MT) anunciou, na manhã desta terça-feira (5), que assinou o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão foi comunicada por meio das redes sociais da parlamentar e marca um posicionamento direto em meio à crescente tensão entre o Judiciário e setores do Legislativo.
“Pronto, assinei o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes. Paciência tem limite”.
Além de Buzetti, o senador Wellington Fagundes (PL-MT) também já havia assinado o pedido, que tem ganhado apoio entre parlamentares aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, após a decisão de Moraes de impor prisão domiciliar preventiva a Bolsonaro, sob a acusação de descumprimento de medidas cautelares.
A movimentação no Senado acontece paralelamente à reação de lideranças políticas nos estados. Na Câmara Municipal de Cuiabá, o vereador Daniel Monteiro (Republicanos) também se posicionou publicamente contra a decisão do STF, levantando dúvidas sobre a legalidade e a competência do Supremo no caso que envolve Bolsonaro. O vereador Rafael Ranalli (PL) apresentou moção de repúdio ao ministro, além de chegar à Casa de Leis usando fita na boca, para ilustrar a censura.
Cabe ao presidente do Senado decidir se dá seguimento ou não a um pedido de impeachment de um ministro do Supremo. São necessários 54 votos, ou 2/3 do plenário, para confirmar a destituição.