Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

FOMENTO À ECONOMIA

Gigante, Parque Novo Mato Grosso vai colocar Cuiabá no mapa internacional de eventos

Patrícia Neves

0

Com uma área total de 300 hectares e mais de 3 milhões de metros quadrados de área construída, o Parque Novo Mato Grosso, localizado entre as rodovias Helder Cândia (MT-010) e MT-251 Pinheiro (Estrada de Chapada dos Guimarães) já coloca o Estado em evidência antes mesmo da inauguração oficial. Projetado para receber eventos nacionais e internacionais, o espaço deve se consolidar como um dos principais empreendimentos de infraestrutura de eventos do país.

Ao Muvuca Popular, o presidente da MT-Par, Werner Santos, afirma que o parque será um marco para o turismo e para a economia regional. “Mesmo antes da inauguração, já sediamos eventos de grande porte, como o Campeonato Brasileiro de Motocross, que atraiu cerca de 30 mil pessoas. Outros, como a Stock Car, já estão confirmados. Cada evento realizado com sucesso fortalece a imagem do Estado no cenário nacional e internacional”, destacou.

Enquanto as obras seguem em andamento, o local já recebe os chamados “eventos teste”, que permitem avaliar a capacidade e a estrutura em situações reais. Segundo Santos, os resultados têm sido positivos e despertado o interesse de promotores que já buscam agendar atividades no parque.

Entre os atrativos, destaca-se a arena de shows com capacidade para 80 mil pessoas, equipada com palco fixo, bilheteria, banheiros e cobertura parcial. O espaço foi projetado para receber desde festivais e apresentações musicais até eventos culturais de grande porte, oferecendo ao público uma experiência diferenciada.

Outro ícone será a maior roda-gigante da região Centro-Oeste, com 108 metros de altura, o equivalente a um prédio de 36 andares.

O parque também ganhará a Vila das Nações, um espaço temático que recriará ícones arquitetônicos de seis países e um continente. A iniciativa busca homenagear os povos que contribuíram para a formação cultural de Mato Grosso, promovendo integração, turismo e educação.

Na administração, o governo optou por firmar parceria com uma associação sem fins lucrativos, selecionada por edital público, descartando o modelo de parceria público-privada (PPP). Essa associação será responsável pela manutenção e captação de eventos, tendo como principais fontes de receita o estacionamento e a locação de espaços.

“Todo o lucro será reinvestido no parque. Os museus terão acesso gratuito, e os brinquedos e atrações terão valores simbólicos, apenas para custear a manutenção”, explicou o presidente da MT-Par.

Outro grande diferencial será o primeiro autódromo iluminado do Brasil, que permitirá a realização de corridas noturnas. “Será um divisor de águas para o automobilismo nacional. Em Cuiabá, onde as temperaturas são elevadas, os eventos noturnos garantem mais conforto tanto para o público quanto para os competidores”, destacou Santos. No próximo dia 29, será a estreia do espaço com uma corrida de Stock Car.

Durante o Campeonato Brasileiro de Motocross, uma prova noturna-teste já demonstrou o impacto positivo da iluminação, reduzindo a sensação térmica e elevando a experiência dos espectadores.

Com inauguração prevista para os próximos meses, o Parque Novo Mato Grosso se prepara para transformar Cuiabá em um novo polo de turismo, cultura e entretenimento da América Latina, reunindo inovação, lazer e integração cultural em uma estrutura inédita no país.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação