TRAGÉDIA AMBIENTAL
Incêndio fora de controle ameaça reservas e propriedades na Serra do Roncador
Patrícia Neves
Um incêndio de grandes proporções atinge a região da Serra do Roncador, no município de Barra do Garças (516 km de Cuiabá), e ameaça áreas de reserva florestal e diversas propriedades rurais próximas. O fogo, que teve início em 26 de agosto já se espalha por uma vasta área e está fora de controle, segundo relato de moradores e produtores da região.
O empresário Victor Pedroso, proprietário da Fazenda Serra Azul, vizinha à área atingida, publicou uma carta aberta pedindo apoio urgente do Poder Público, especialmente do Corpo de Bombeiros, para conter o avanço das chamas.
De acordo com Pedroso, o incêndio começou em uma das fazendas localizadas no topo da serra e, apesar do esforço inicial de brigadistas voluntários, não foi totalmente contido. No dia seguinte (27), uma equipe com três soldados do Corpo de Bombeiros chegou ao local, mas o efetivo e os recursos disponíveis se mostraram insuficientes diante da gravidade da situação.
“O fogo se espalhou rapidamente entre os dias 29 e 31, criando várias frentes de queimada. Hoje, está descontrolado. Um pequeno grupo de bombeiros e voluntários não consegue combater um incêndio dessa magnitude”, afirma o empresário na carta.
A principal preocupação é com o difícil acesso à região da serra, o que dificulta o trabalho das equipes em terra. Por isso, Pedroso reforça a necessidade de envio de equipamentos aéreos, como aviões de combate a incêndios, além de um reforço no contingente de bombeiros.
“A situação está crítica. Estamos pedindo que o Poder Público envie, com urgência, uma força-tarefa compatível com a gravidade do incêndio. O fogo já ameaça diversas propriedades e está destruindo uma área importante de mata nativa”, alerta.