PRAÇA DO CHOPÃO
Bolsonaristas protestam em Cuiabá e pedem anistia a ex-presidente; veja vídeo
Thalyta Amaral

Dezenas de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) lotaram a Praça do Chopão, em Cuiabá, na tarde deste domingo (7), em ato que pediu anistia ao ex-presidente e aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. O protesto também contou com a participação de políticos mato-grossenses, como o vereador por Cuiabá Rafael Ranalli (PL) e o prefeito da Capital, Abílio Brunini (PL).
Sob o mote “Reaja Brasil: o medo acabou”, os manifestantes levantaram cartazes e gritaram palavras de ordem pelo impeachment dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), com foco especial no ministro Alexandre de Moraes, relator das ações sobre os ataques às sedes dos Três Poderes em Brasília.
Apesar da mobilização, Bolsonaro não pode participar das manifestações, pois cumpre prisão domiciliar determinada pelo STF. Na próxima terça-feira (9), a Corte vai retomar o julgamento que pode condená-lo pelos crimes de golpe de Estado, associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, incitação às Forças Armadas e uso de violência para impedir o exercício dos Poderes.
O movimento não foi restrito a Cuiabá. Também ocorreram atos em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Porto Alegre, organizados por lideranças locais ligadas ao PL e a grupos bolsonaristas.