BRASÍLIA
Abilio Brunini marca presença em vigília pela absolvição de Bolsonaro durante julgamento no STF
Da Redação

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, participou em Brasília, na noite desta quarta-feira (10) para participar de uma vigília e oração em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro. O evento reuniu apoiadores que pedem a absolvição de Bolsonaro, atualmente investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), acusado de integrar uma suposta trama golpista.
Durante a vigília, Brunini manifestou solidariedade ao ex-presidente e ressaltou a importância do respeito ao devido processo legal. Bolsonaro enfrenta acusações relacionadas a atos que teriam ameaçado a ordem democrática do país. A mobilização contou com a presença de diversos simpatizantes e foi marcada por momentos de oração e discursos em defesa do ex-mandatário.
Na tarde desta quinta-feira, a Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) retoma , o julgamento dos réus acusados de uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Jair e mais sete ex-aliados, que compõem o Núcleo 1 da trama golpista.
Eles são acusados de tentar um golpe de Estado no país para manter Bolsonaro no poder, mesmo após ter sido derrotado nas urnas.
O placar está em 2 votos a 1 pela condenação de Bolsonaro. Votaram por declarar o ex-presidente culpado os ministros Alexandre de Moraes, relator do caso, e Flávio Dino, que votaram na terça (9). Luiz Fux – em um voto que durou treze horas incluindo duas horas de intervalos –, votou pela absolvição.
O julgamento será retomado com o voto da ministra Cármen Lúcia e a expectativa de acusação e defesas é que ela confirme o voto pela condenação de Bolsonaro, formando a maioria.