Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

CALENDÁRIO OFICIAL

Prefeitura de Várzea Grande valoriza cultura e turismo no ‘Dia do Lambadão’

0

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, reforçou seu compromisso com a valorização da cultura local durante a homenagem ao ‘Dia do Lambadão’, celebrado nesta quarta-feira (10), no Várzea Grande Shopping. A data, incluída no Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso, destaca a importância do ritmo que se consolidou como símbolo cultural do estado neste mês de setembro que também é o Mês do Turismo.

O evento, organizado pelo Instituto Digoreste, contou com a entrega de moções de aplauso pelo deputado estadual Eduardo Botelho (União), e pelos vereadores por Cuiabá e Várzea Grande, Mário Nadaf (PV) e Samir Katumata (PL), reconhecendo artistas, músicos, escritores, compositores e comunidades que mantêm viva a tradição do Lambadão e promovem sua difusão para além das fronteiras estaduais.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Mário Quidá Neto, iniciativas como esta representam um incentivo essencial à cultura local. “O apoio da Prefeitura vai além da infraestrutura: estamos promovendo espaços e oportunidades para que nossos artistas e produtores culturais possam se destacar também através do turismo, com o objetivo de gerar emprego, renda e fortalecendo a identidade de Várzea Grande. É um anseio da gestão da prefeita Flávia Moretti e do vice Tião da Zaeli que o setor do turismo seja impulsionado”, destacou.

Eduardo Botelho pontuou que para ele “é uma grande satisfação ver o Lambadão sendo reconhecido como patrimônio cultural de Mato Grosso. Com a Lei nº 12.660/24, de minha autoria, instituímos o Dia do Lambadão, celebrado em 10 de setembro, para valorizar nossos artistas e preservar essa tradição que nasceu nas periferias e hoje é símbolo da nossa cultura. Cada melodia e cada passo de dança representa a história e a memória do nosso povo, e esta homenagem reforça o protagonismo cultural do Mato Grosso”.

Segundo o presidente do Instituto Digoreste, Vlademir Reis, o reconhecimento institucional contribui para o crescimento do movimento cultural e amplia oportunidades para artistas locais.

Além de homenagens e apresentações artísticas, o evento reuniu autoridades e representantes da sociedade civil, reforçando a importância de políticas públicas que fomentem o desenvolvimento cultural e turístico da cidade.

QUEM RECEBEU A HOMENAGEM – Entre os homenageados, estiveram nomes que se destacam na cena cultural do Lambadão, como o cantor e compositor Milton Pereira de Pinho, conhecido como Guapo, que recentemente lançou um livro sobre a origem do ritmo. “É emocionante ver nosso Lambadão sendo reconhecido oficialmente. Mais do que música, é a história e a identidade sendo celebrada”, afirmou Guapo.

Também foram homenageadas as irmãs gêmeas Taine Alves e Tais Alves, de 28 anos, que dançam desde os 7 anos no grupo Lambadeiros de Elite. Elas destacaram que o Lambadão é, acima de tudo, uma forma de diversão e alívio do estresse. “Toda a nossa família dança, e para nós a dança é um hobby que traz alegria, mais do que uma fonte de renda”, explicaram.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação