Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

DADOS DO SPC

Mais de 1,1 milhão de pessoas estão endividadas em Mato Grosso

Da Redação

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

O número de inadimplentes em Mato Grosso continua em alta. Os dados do Serviço de Proteção ao Crédito do Brasil (SPC Brasil) confirmam este panorama econômico, revelando que, em agosto, o número de indivíduos endividados em Mato Grosso chegou a 1,144 milhão. Isso representa quase 44% da população mato-grossense, uma realidade que reflete o cenário de crescimento da inadimplência não apenas no estado, mas em todo o país.

De acordo com os dados, houve um crescimento de 6,98% se a comparação for feita com o mesmo período de 2024. O estado acompanhou a tendência do Centro-Oeste (+9,10%) e do Brasil (+9,20%). Já se a comparação for feita com o mês passado, o número de inadimplentes no estado teve um aumento de 0,14%, o que adicionou 1.600 pessoas à lista de devedores.

A dica do presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá), Junior Macagnan, é para que as pessoas procurem negociar as dívidas. “Mais que isso, procure um profissional que vá ajudá-lo a organizar suas finanças, quitar as dívidas e planejar a vida financeira”, enfatizou.

O especialista neste assunto, Sérgio Sarro, acrescentou que basta fazer uma lista de despesas e do que ganha. “Olhar para estes dois dados já ajuda muito a pessoa a ter uma noção de como está sua vida financeira”.

Perfil

De acordo com os dados do SPC Brasil, analisados pelo setor de Inteligência da CDL Cuiabá, o devedor mato-grossense tem idade média de 43,6 anos, e os homens são a maioria, representando 53,74% do total. A faixa etária com a maior concentração de inadimplentes é a de 30 a 39 anos, com 26,91% do total. Em seguida, aparecem os grupos de 40 a 49 anos (22,34%) e 50 a 64 anos (19,20%).

Em média, cada devedor mato-grossense tem um débito de R$ 5.459,41. Somando todas as dívidas, o montante total chega a R$ 6,246 bilhões. As dívidas com bancos são as que mais pesam no orçamento, representando 53,13% do total em agosto de 2025. Enquanto isso, a participação das dívidas com o comércio, água, luz e comunicação diminuiu em relação a agosto de 2024.

Com um número médio de 2,308 dívidas por pessoa, o total de débitos em atraso em Mato Grosso é de 2,640 milhões. O tempo médio de atraso é de 2,3 anos, e, para 37,72% dos devedores, o período de inadimplência varia entre 1 e 3 anos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação