MAIS DE DUAS MIL PESSOAS OUVIDAS
Quaest: desaprovação do governo Lula se mantém em 51%; e aprovação, em 46%

Por Arthur Stabile, Felipe Turioni, Gustavo Petró, g1 — São Paulo
A desaprovação do governo Lula (PT) segue em 51%, segundo pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (17). A aprovação da gestão do presidente também se manteve igual em relação ao levantamento do mês passado e está em 46%. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou menos. O nível de confiança é de 95%.
Veja os números:
Aprova: 46% (eram 46% na pesquisa de agosto);
Desaprova: 51% (eram 51%);
Não sabem/não responderam: 3% (eram 3%).
A diferença entre aprovação e desaprovação segue a menor desde janeiro de 2025, quando havia empate técnico: 49% desaprovavam o governo Lula, enquanto 47%, aprovavam naquele mês.
O pico de diferença entre aprovação e desaprovação ocorreu em maio deste ano, quando 17 pontos separavam avaliação a negativa (57%) da positiva (40%).
Para Felipe Nunes, diretor da Quaest, a pesquisa mostra que a recuperação da popularidade do governo Lula, iniciada em julho após o tarifaço de Trump, foi interrompida em setembro.
A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 pessoas entre os dias 12 e 14 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou menos e tem 95% de nível de confiança.
A empate técnico entre aprovação e desaprovação no grupo com renda familiar de 2 a 5 salários mínimos. Antes, desaprovação era maior.
Entre os católicos, por outro lado, voltou haver empate técnico. No levantamento anterior, a aprovação era maior. Entre evangélicos, Lula segue mais desaprovado do que aprovado: 61% e 35%. Porém, é a menor diferença entre os indicadores no ano: está em 26 pontos, a menor desde julho (quando estava em 41 pontos);
Lula segue mais reprovado que aprovado entre os que votaram branco ou nulo ou não foram votar na eleição de 2022. Mas o intervalo, que já foi de 38 pontos em maio, está em 14, também o menor número desde o início da série histórica.